Da Embratel ao CESNA: O início das atividades do Sinergia em Navegantes

Nos 16 anos do Sinergia, contar a história da instituição é narrar parte da vida de um professor com 50 anos de profissão. O professor João Matos iniciou a carreira em Ituporanga, no Alto Vale catarinense, em 1965, na Escola Estadual Braço Perimbó. Foi o início de um trabalho que resultou em envolvimento comunitário e 28 anos dedicados à vida pública como parlamentar. No final dos anos 90 parou para avaliar como deveriam ser os próximos anos. “Eu era muito novo, tinha que fazer alguma coisa da vida”, brinca.
MATERIA HISTORIA3 (1)

E o caminho não poderia ser outro, a não ser a Educação. Comandou a instalação do ensino superior em Ibirama e logo percebeu a oportunidade de fazer o mesmo em outra região. “Já tinha bons contatos com amigos aqui na Foz e sugeri a ideia de nos reunirmos para abrir uma instituição de ensino em Navegantes”, relembra o professor. Em 2000, a região era carente de opções para o ensino superior e com necessidade de formação de mão de obra em muitos setores. Com apoio de um grupo de sócios, iniciou a procura pelo terreno onde seria instalada a instituição que serviria para a educação básica e superior. O grupo ajudou a localizar um terreno à beira mar, que pertencia à extinta Embratel, e fechou negócio. Logo após, foram contratados alguns funcionários, moradores do bairro, para ajudarem nas reformas. No local, havia um prédio de dois pavimentos, um depósito para os geradores de energia da Embratel e a residência do vigilante. “Transformamos em um bloco com quatro salas de aula, laboratório de informática e biblioteca”, conta. Ao mesmo tempo em que as obras eram realizadas, tramitava na Secretaria de Estado da Educação e no Conselho Estadual de Educação o processo para abertura do colégio. No Ministério da Educação, transcorria o processo para funcionamento da faculdade.

MATERIA HISTORIA
A estrutura física foi inaugurada em 23 de novembro de 2001 com uma grande festa, prestigiada por autoridades e pela comunidade, e a ela foi dada o nome de CESNA – Centro de Ensino Superior de Navegantes.

MATERIA HISTORIA2

A criação do nome SINERGIA

Foi com um movimento das mãos que o professor João Matos criou o símbolo (ou a logomarca) da instituição. “O nome CESNA não se firmou, precisávamos definir uma marca mais forte”, observa. Queria algo que remetesse à união, a um elo, uma corrente. Um gesto formou dois “s”. O nome veio na madrugada, no que chamamos de “insight”, quando a mente descansa e fica mais livre para criar. “Sinergia veio na minha cabeça e no dia seguinte apresentei para a equipe e gostaram”, relata. A cor azul remete à tranqüilidade, serenidade e simboliza o céu e o infinito. A marca Sinergia foi incorporada em 2 de agosto de 2002, com autorização do Ministério da Educação.

“O Sinergia acompanhou a fase empreendedora de Navegantes”

Com 16 anos de história, vale a pena voltar no tempo e analisar como era a Navegantes na época, com vocação essencialmente turística e voltada ao setor de serviços. “Os cursos de Administração e Turismo foram as primeiras ofertas do ensino superior e retratavam quais eram as oportunidade do mercado de trabalho naquela fase”, diz o vice-presidente da Mantenedora, João Marcos Matos. Em 2006, com abertura da Navship, e em 2007, com a instalação da Portonave, os setores ligados à cadeia logística e construção naval foram fortalecidos. A cidade teve um desenvolvimento econômico transformador, passou a atrair famílias de outras regiões e isso mudou também a oferta de cursos superiores. “O curso de turismo foi extinto por falta de demanda, ampliamos as turmas de administração, abrimos pedagogia para reforçar o atendimento das escolas da rede pública e passamos a ofertar o curso de direito. O Sinergia acompanhou a fase empreendedora de Navegantes, são histórias que se unem”, analisa.

sinergia aéreo