Faculdade Sinergia conquista conceito 4 na avaliação do MEC e obtém nota máxima em 12 itens

A Faculdade Sinergia conquistou conceito 4 pela avaliação do Ministério da Educação no processo de renovação do credenciamento, considerado o desafio mais importante para as instituições de ensino superior e que aponta o nível de qualidade dos serviços prestados e permite a continuidade do funcionamento. A avaliação concede notas de 1 a 5, sendo que o 4 corresponde ao conceito “muito bom”.

A nota foi concedida após a visita de três técnicos avaliadores realizada entre os dias 12 e 14 de setembro e anunciada nesta sexta-feira, 23. “Recebemos a notícia com muita satisfação e orgulho. Esse processo envolve absolutamente todos os colaboradores e é uma conquista que deve ser comemorada especialmente pelos acadêmicos. O trabalho é voltado aos alunos”‘, disse o presidente da Mantenedora, professor João Matos.

A instituição completará 15 anos em novembro, conta com 52 professores e 650 alunos, nos cursos superiores e na pós-graduação. Neste período, a Faculdade foi credenciada pela Portaria 223, de 25 de janeiro de 2002, e recredenciada pela Portaria 1424, de 10 de outubro de 2011.

Conforme o presidente, a instituição detinha o Conceito Institucional (CI) 3,  correspondente ao conceito “bom”, conforme as exigências do MEC. Nos 48 itens avaliados no processo atual, 12 deles receberam nota máxima (5), considerados serviços de excelência. Para outros 30 itens foi concedida nota 4, o que corresponde ao CI “muito bom” e em apenas 6 itens o Ministério avaliou com nota 3, o que corresponde ao CI “bom”

Matos explica que a avaliação é muito rigorosa. A comissão, formada por profissionais da educação de instituições de ensino superior de outros estados, avalia de forma geral cinco eixos: planejamento institucional, o desenvolvimento institucional, as políticas acadêmicas, as políticas de gestão e a infraestrutura física.  Para cada eixo há critérios de análise e que recebem pontuações. A nota final é a média obtida.

Os avaliadores

O Ministério da Educação designou três profissionais para o processo de renovação do reconhecimento da Faculdade Sinergia. Fernanda Pacheco Lassance foi a coordenadora da comissão, possui graduação e mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina, doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo e atualmente é professora da Universidade Estadual de Londrina. Elma Mathias Dessunti é graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina, mestre em Saúde Coletiva pela mesma universidade e doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora-adjunta da Universidade Estadual de Londrina. José Flávio Pereira é graduado em História pela UNESP, mestre em História pela Unicamp, doutor em História Social pela USP e pós-doutor em História pela USP. Leciona na Universidade de Maringá desde 1986.

Nos 15 anos de atuação, o Sinergia evoluiu em conjunto com outros setores da economia, como a construção naval, a logística e a pesca, formando mão-de-obra capacitada para atuar em diversas áreas nas empresas. Conquistou títulos importantes, entre eles a nota máxima no curso de Direito, em 2015, concedida, naquele ano, a apenas oito instituições no país.

Com 75% dos professores mestres e doutores, a Faculdade Sinergia oferece seis cursos: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Direito, Engenharia de Produção, Pedagogia e Tecnologia em Logística. Há 15 dias, instalou 33 computadores modernos no laboratório de informática, com programas instalados específicos para a atender o novo curso que será lançado em breve: Engenharia Civil. Outra novidade para 2017 será o curso de Educação Física, que aguarda autorização do MEC para abertura de turmas.