Corrida de ratoeiras desafia alunos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção, em Navegantes

Os alunos do 3º período de Engenharia Civil e de Engenharia de Produção, da Faculdade Sinergia, em Navegantes, serão desafiados a colocar em prática o que aprenderam na disciplina de Física Geral Experimental I, ministrada pelo professor Gelson Liberato Filho, com auxílio de uma ratoeira.

Os grupos deverão construir carrinhos movidos a energia potencial elástica, obtida na engrenagem da mola da ratoeira. Alunos de outros cursos e outras instituições poderão assistir às provas e torcer pelas equipes no dia 18 de abril, às 19h30, no ginásio de esportes do Sinergia.

A competição será dividida em provas de alcance, velocidade e de avaliação da criatividade. A coordenadora dos cursos de Engenharia Civil e de Engenharia de Produção, professora Josiane Nicolodi, explica que a atividade vai aplicar os conhecimentos básicos de desenho, física, estática e de resistência dos materiais para resolver problemas de engenharias. Além disso, os alunos aprenderão a projetar sistemas estruturais simples. “O desafio leva em conta alguns critérios como limite do tamanho e forma do chassi. As equipes ganharão uma ratoeira e os demais materiais serão resultado da criatividade”, explica. O acesso ao evento é gratuito.

Neste link https://pt.slideshare.net/guiribeiro0210/o-carrinho-movido-a-ratoeira já estão algumas dicas de como construir um carrinho de ratoeira.

Os cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção em Navegantes foram lançados recentemente pela Faculdade Sinergia para atender o mercado de trabalho da região da Foz do Rio Itajaí e a demanda crescente de oportunidades. Os professores são, na sua grande maioria, mestres e doutores com experiência nas áreas de atuação.

O que: Competição carrinho de ratoeira
Quando: 18 de abril de 2018, às 19h30
Onde: Ginásio de Esportes da Faculdade Sinergia, em Navegantes