Selo Social de Navegantes abre fase de treinamentos no Sinergia

Na última semana iniciaram os treinamentos das organizações inscritas no Selo Social de Navegantes, sob a coordenação do Instituto Abaçaí. Com encontros presenciais no Sinergia, um dos patrocinadores do programa, a proposta das atividades é estimular e orientar os participantes a potencializarem projetos sociais, transmitindo a ideia para um documento escrito e, no passo seguinte, viabilizar a sua execução.
Empresas, entidades e órgãos públicos devem comparecer a pelo menos 70% das atividades, simultaneamente ao cumprimento de outros critérios, se quiserem obter a certificação. Numa outra frente, o grupo aprende a avaliar os impactos sociais como, por exemplo, a abrangência e o público-alvo beneficiado de cada uma destas ações.

Várias são as estratégias utilizadas para transmitir os conceitos de gestão de projetos com principal foco no reconhecimento das organizações participantes e na integração entre os três setores. No decorrer dos encontros são feitos treinamentos com todos os participantes, assessorias individuais e on line, nos quais os representantes do Instituto Abaçaí dialogam com os participantes, estimulando-os e incentivando o desenvolvimento de atividades em prol da comunidade local.

A diretora técnica do Instituto Abaçaí, Carina Giunco, é uma das entusiastas desta fase. “Os encontros constituem um momento-chave de todo o processo, pois estão baseados na troca de experiências e na propagação do conhecimento, elementos essenciais para garantir a longevidade de qualquer iniciativa. As chances de sucesso aumentam quando são analisadas todas as variantes que podem afetar um projeto”, pondera.

Conheça mais sobre o Selo Social de Navegantes
Sobre o Selo Social

O programa atua na qualificação e mensuração dos resultados de ações, por meio do monitoramento e reconhecimento dos impactos sociais. É uma certificação concedida a empresas, entidades sociais e órgãos públicos que demonstram compromisso com comunidades locais. O programa já foi implantado em cidades dos estados de São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal. Sua obtenção tem impactado positivamente sobre a credibilidade das organizações, transformando-se em um importante diferencial. Em março de 2018, o Selo Social de Navegantes certificou 37 projetos de 14 inscritos no programa.

As organizações que receberam certificados são: Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação de Bombeiros Voluntários, Equilíbrios Indústria e Comércio de Confecções, Estúdio Quintana, Fundação do Meio Ambiente de Navegantes (FUMAN), Fundo Municipal de Saúde, Grupo Escoteiro do Mar, Instituto Artes Anima Brasil, Instituto de Saúde e Educação Vida, Lear Indústria e Comércio de Interiores Automotivos, Rotary Club, Secretaria Municipal de Assistência Social e Vita Sacer (Pró-Bichos).
Entre os projetos, tem como destaque o “Bombeiro Mirim e Aspirante”, que capacitou 130 crianças para ações de primeiros socorros, combate a incêndio, educação no trânsito e educação ambiental, aplicado pela Associação de Bombeiros Voluntários, e o “Programa de Prevenção de Deficiências”, desenvolvido pela APAE com objetivo de prevenir e diminuir a ocorrência de deficiências.

Com informações/texto do Instituto Abaçaí
Silvia Letícia Daleffe