Núcleo de Prática JurídicaVoltar

Saiba o que a Faculdade Sinergia, por meio do Núcleo de Prática Jurídica – NPJ, oferece aos acadêmicos e à sociedade em geral:

Aulas Práticas

Para melhor ensino-aprendizagem, o Projeto Pedagógico do Curso de Direito subdivide as aulas práticas em: Prática Simulada e Prática Real.

Prática Simulada: Envolve atividades em laboratório, baseadas em casos que já foram julgados, bem como em atividades práticas elaboradas pelos professores.

As atividades da prática simulada são conduzidas pelo professor e a solução é encontrada e trabalhada pelo acadêmico.

Prática Real: Desenvolvida no Escritório Modelo da Faculdade Sinergia através de:


Atendimento jurídico às pessoas carentes:



O Atendimento jurídico na área da família às pessoas carentes é realizado pelos acadêmicos do 9º e 10º períodos, em número de 5 por atendimento, sendo que as pessoas atendidas são encaminhadas através da OAB da cidade de Navegantes que faz a primeira triagem.

Após os atendimentos, é feita a devida orientação jurídica pelos acadêmicos, sob a supervisão do professor correspondente ao período.

Se necessário, o Escritório modelo intenta a Ação pertinente, cujas peças processuais são produzidas pelos acadêmicos e assinadas pela Coordenação do NPJ, conforme os critérios institucionais.

Sistema de Conciliação:

Diariamente, no período matutino, são realizadas audiências conciliatórias na sala de audiências do NPJ;

Tais audiências se referem a Direito de Família.

 

 
 

São realizadas, em média, 6 (seis) audiências por dia e distribuem-se durante a semana da seguinte forma:

Terça-feira: Direito de Família

Quarta-feira: Direito de Família

Quinta-feira: Direito de Família

Os acadêmicos do curso de Direito podem assistir as audiências do Juizado Especial, não importando o período em que se encontrem;


Durante o semestre de Prática Jurídica I e II, os alunos do 7º e 8º pe-

 

ríodos deverão assistir uma manhã de audiências, com produção de relatório, como complemento às atividades práticas desenvolvidas no estágio.


Visitas externas:

No decorrer das atividades do semestre, conforme a ementa do curso, deverão ser realizadas as visitas externas em órgãos relacionados ao Direito, como Tribunais, Fóruns, Penitenciárias, Delegacias, entre outros.


Os alunos, a cada visita, deverão produzir relatório que será avaliado pelo professor e utilizado como forma de avaliação.


Última modificação: 23/08/2017

WordPress Image Lightbox Plugin