Simulado Enem desafia alunos do ensino médio do Colégio Sinergia

O Colégio Sinergia e a Rede Pitágoras vão desafiar os alunos do ensino médio a mostrarem todo o conhecimento adquirido nas disciplinas, no 2º Simulado Enem, que será aplicado nos dias 13 e 14 de setembro. Pela primeira vez, estudantes do 1º e 2 º anos participarão da prova, num único dia (quarta-feira). “O objetivo é fazer com que conheçam o estilo da prova de múltipla escolha, com 90 questões, e da redação, para que estejam habituados e saibam qual o seu nível de aprendizado”, observa a coordenadora do Colégio, Elenir Cavíglia. Na quarta-feira e quinta-feira serão aplicadas as provas para o 3º ano, sendo que em cada dia terão 90 questões de múltipla escolha, mais a redação.

O Simulado Enem, realizado todos os anos nos meses de maio e setembro, engloba Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias. “Consideramos o simulado muito mais difícil que a prova oficial. Se o aluno acertar acima de 60% das provas, bem como apresentar boa pontuação na redação, estará dispensado das provas bimestrais. É uma avaliação aprofundada de todo o aprendizado”, destaca a coordenadora.

Para participar, o aluno deverá cumprir as mesmas regras da prova do Enem, como por exemplo, não chegar atrasado, só sair após as 11h; levar lanche seco e garrafinha de água ou suco para consumo apenas na sala de aplicação da prova; não usar celular, relógio, calculadora, fone de ouvido ou qualquer equipamento eletrônico. O resultado é divulgado por aluno, por turma e nota geral da instituição. A coordenadora afirma que desta forma é possível saber quais as disciplinas que exigirão mais dedicação aos estudos.

As provas oficiais do Enem 2017 serão realizadas em dois domingos, 5 e 12 de novembro.

Silvia Daleffe
Jornalista