Artigo: Professores onde estão? Por Bianca Regina Fornari

Os professores que têm se preocupado com a perpetuação da estrutura social, precisam preocupar-se com a sua mudança. Este processo envolve a valorização de cada individuo e da sua realidade. Acreditamos que cabe ao professor, através de sua prática docente, medir o saber fazer (competência técnica) iluminando o jogo dos contrários, valorizando as experiências vividas pelo aluno no seu grupo familiar e social, e a partir de seus próprios interesses criarem uma concepção de mundo mais articulada.

A tentativa de mudança na educação parece abrir-se nas comunidades, pois estas não se apresentam tão apáticas como no passado. A sociedade, em si, está pedindo melhoria na educação, pois sabe que dela depende o futuro profissional de seus filhos, bem como, o da nação. País que não produz conhecimentos e não se empenha nas pesquisas, não conseguirá desenvolvimento relevante e significativo.

Desta forma, precisamos entender que os alunos tendem a espelhar-se no professor, que para eles é aquele que conhece a verdade humana, cujo discurso pode ultrapassar de gerações para gerações. Então, faz-se necessário pensar e refletir antes de discursar, tornando-os conscientes da auto-suficiência para transcender a fadiga, o sofrimento e a tensão a que muitas vezes são submetidos.

Ser professor é acreditar no desempenho dos seus alunos, é acreditar que a mediação do conhecimento acontece na interação das relações, na troca de saberes e no clima favorável, quando o professor trabalha de forma mediadora, na tentativa de resgatar a criatividade, o conhecimento e as experiências trazidas pelos educandos. No dizer de Guilherme Apolianaire, sobre o ato de ensinar.

“Cheguem até a borda, ele disse aos seus alunos !Eles responderam: temos medo;- Cheguem até a borda, ele repetiu; Eles chegaram; Ele os empurrou… e eles Voaram.

Os professores que amam e preparam os seus alunos para voarem, poderão empurrá-los, pois, com certeza, sobreviverão à queda. Ao contrário dos contos de fadas, o mito é considerado verdadeiro pelos seus narradores e ouvintes, formula a visão do mundo e concepção da história de uma nação, muito embora, em termos racionais e casualmente explicativos, pareça improvável e absurdo. Somente um professor com essas características do “Dom” poderá traduzir os sonhos de toda uma sociedade e tornar realidade o nosso “mito de professor.”

(Drª. Bianca Regina Fornari – Psicóloga Administradora e Professora Universitária, Membro da ALBSC/Seccional Sinergia-Navegantes.)