Colégio Sinergia lista dicas e regras para um bom desempenho nas aulas remotas

Com o avanço do novo Coronavírus, as escolas  do país tiveram as aulas suspensas, e sabe-se lá, por quanto tempo! Mas estar distante do ambiente escolar, não deve afastar os alunos dos estudos. Com algumas dicas e ações simples é possível estudar em casa de maneira adequada. Precisamos unir forças para combater essa pandemia, mas, sem permitir que ela prejudique os processos de ensino e de aprendizagem. Se liguem nas dicas:

1. Prepare um local para estudar em casa

A princípio pode não parecer, mas ter um local destinado para os estudos pode fazer muita diferença no processo  de aprendizagem. O  uso de mesa e cadeira confortáveis é o suficiente para evitar o cansaço antecipado e dores devido à má postura, mais comum quando atividades são realizadas no sofá ou na cama, por exemplo.

Além disso, um ambiente calmo, limpo e sem muito ruído e grandes distrações (como TV, conversas,  videogame e poltrona) colabora para a melhor concentração.

2. Mantenha um plano de estudos para estudar em casa

Os professores do Colégio enviam diariamente orientações  para alunos e familiares, no Sistema Unimestre, na ferramenta TAREFAS, além dos recados. É através do acesso às atividades que se controla a frequência dos alunos.

Para facilitar,  FILTRE A DATA, acessando as TAREFAS DO DIA, dessa forma  você visualizará somente as atividades que deve focar, sem visualizar um montão de atividades referentes a outros dias.

Assim como no colégio, é importante manter o material a ser utilizado organizado e acessível, de acordo com o horário escolar.

E importante continuar acordando no mesmo horário, fazer refeições em períodos parecidos e colocar roupa adequada – nada de ficar de pijama para estudar. Não se deve deixar de lado o consumo de alimentos saudáveis e muita água, além de ter tempos de descanso, brincadeiras e atividades físicas.

3. Na dúvida, peça ajuda!

Os primeiros dias foram  de adaptação para estudar em casa, e isso não foi uma situação  simples, nem  fácil, pois não estamos acostumados  a prática de aulas à distância. Portanto,  é normal o surgimento de muitas dúvidas e necessidade de aprendermos juntos. Sendo assim, o estudante não precisa ter medo ou vergonha de solicitar ajuda. Está com dificuldade para se adequar ao estudo em casa? Precisa de esclarecimento em alguma atividade proposta? Não está conseguindo concluí-las?  Sente-se sobrecarregado?  Peça apoio para professores que se colocam à disposição, por mensagens de texto, voz ou até mesmo chamadas de vídeo. A internet  é sempre uma ferramenta interessante, para sanar dúvidas mais pontuais ou pedir auxilio.

Além disso, sabemos que essa é uma transição complicada também para nossos profissionais. Por isso, nossa equipe está ouvindo as sugestões de nossos  alunos e/ou seus responsáveis, além de  receber  assessoria pedagógica e  acompanhamento dos gestores e coordenadores.

4. Faça da tecnologia uma aliada nos estudos em casa

Os profissionais do colégio Sinergia estão disponibilizando  esclarecimentos, dicas e orientações e muita interação  através de algumas ferramentas  tecnológicas. Entre elas, as videoaulas gravadas, videoconferências ao vivo,  fóruns,  WhatsApp e outros materiais de apoio.  Observe sempre e  respeite o horário escolar, que corresponde ao horário de atendimento dos professores.

5.  Se desejarem acessar o sistema  Unimestre pelo celular, acesse através da internet, na  página da instituição:  www.sinergia.edu.br, clique no banner azul escuro na página inicial que ele direciona para o  ícone INTRANET, coloque seu login e senha, e pronto!  Você terá acesso a todas as ferramentas sem problemas!  Lamentamos, mas neste momento não é possível acessar todas as ferramentas diretamente  pelo  aplicativo Unimestre. O App Unimestre  está passando por melhorias e ajustes técnicos.

6. Quando terminar as atividades: clique em sair no sistema para que fique registrado seu período de estudo.

Salientamos que estudar remotamente exige muita disciplina e organização por parte do aluno. Neste período onde tudo deve acontecer online, a distração pode se tornar uma grande ameaça daqueles que buscam por conhecimento.

Confira abaixo os principais erros cometidos por alunos, que prejudicam seu desempenho, ao utilizar um sistema à distância:

  • Procrastinação: É o famoso “deixar para depois”. Neste caso, é essencial ter responsabilidade e disciplina para estudar de forma eficiente, sem deixar acumular, ou atrasar a entrega das atividades.
  • Subestimar os estudos à distância: Um dos grandes problemas de quem estuda online é achar que tudo será mais fácil. O nível de exigência de cursos presenciais e a distância são os mesmos, a diferença é que não terão professores “vigiando” os alunos.
  • Redes sociais, jogos e outras distrações: Em aulas presenciais já existem diversos tipos de distrações e no ambiente virtual não é diferente. É fundamental ter foco e aproveitar os momentos de interação oferecidos em horário de aula e não se deixar distrair com assuntos alheios.

Mesmo à distância pedimos que todos  zelem pela boa convivência , respeitem  as regras e cumpram os prazos escolares. Respeitem seus colegas e professores, durante  as aulas, evitando brincadeiras inoportunas. Cumpram seus deveres com o compromisso de aprender e colaborem com os demais, que têm o mesmo direito.

Prezados, esperamos que essas dicas possam ajudar você a estudar e a colaborar com seus  pais e seus  professores, que procuram caminhos para que você não deixe de estudar com qualidade,  mesmo distantes do Colégio.

Até a próxima!

 

Colégio

Faculdade

Conversar pelo WhatsApp

Olá! Precisa conversar pelo WhatsApp?

Selecione abaixo o setor desejado.

Secretaria

+5547992584920

Coordenação Colégio

+5547984479181

Financeiro

+5547991028279

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Mais sobre nossos cookies: clique aqui.