Cesta básica tem queda geral de preços em Navegantes, aponta pesquisa da Faculdade Sinergia

A cesta básica alimentar apresentou queda geral de preços em julho, em relação ao mês anterior, conforme pesquisa realizada pelo Núcleo de Desenvolvimento Socioeconômico – NDS- da Faculdade Sinergia, nos oito maiores supermercados de Navegantes, passando para R$ 402,21. A redução de 6,97% em comparação com junho teve como principal fator a baixa no preço do leite tipo C (62 %), do tomate (30,5%), do açúcar (25,9%), da batata (23%), da banana branca (15%) e do arroz (14%). As maiores altas foram registradas no preço do óleo de soja (35%), da carne (25%) e nd café em pó (22%). Ao todo, 13 alimentos fazem parte da cesta básica, de acordo com normas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE. O peso destes produtos no salário mínimo foi de 40%, o que significa 88 horas e 40 minutos de trabalho para adquiri-los.

O custo do conjunto de alimentos essenciais diminuiu em 10 capitais e aumentou em outras sete. As quedas mais expressivas ocorreram em Brasília (6,65%), Aracaju (6,14%) e Recife (5,18%).  Já as maiores altas foram registradas em Florianópolis (1,44%), Rio de Janeiro (1,16%), Belo Horizonte (1,05%) e Campo Grande (1,03%).  O clima segue impactando nos preços e na qualidade dos produtos, com o registro de chuva em algumas regiões e secas, alternando o ciclo de colheita e maturação dos produtos, uma elevação contínua nos itens de origem agrícola, provocada pelo aumento no custo de produção. Outro fator que chama a atenção é para a elevação da carne bovina, que tem o maior peso na cesta básica e por isso impacta no custo total, além de abrir espaço para o aumento de preço de outros tipos de carne.