Comunicado – Resultado pesquisa de volta às aulas

Temos percorrido um longo e árduo caminho desde o início da pandemia. E assim, já se passaram sete meses de novas adaptações nos processos de ensino e de aprendizagem. Graças à parceria de nossas famílias, empenho dos profissionais e alunos, conseguimos cumprir com maestria nossos compromissos, alcançando excelentes resultados neste período, mesmo diante das adversidades.

As secretarias de educação e de saúde do estado de SC publicaram portaria no último dia 06/10/2020, com as normas para o retorno gradual, a partir do próximo dia 19 de outubro nas regiões de risco moderado ou alto para o coronavírus – em azul e em amarelo no mapa de risco do estado, respectivamente. E hoje, o mapa apresenta nossa região na cor laranja (situação grave). Além disso, “a portaria conjunta nº 750/2020 SED/SES/DCSC de 25 de setembro de 2020, determina que cada município do território catarinense elabore o Plano de Contingência Municipal para a Educação. A mesma norma determina que cada escola constitua uma Comissão Escolar e seu Plano de Contingência, que deve ser aprovado pelo Comitê Municipal, antes do retorno das aulas presenciais.

O retorno foi liberado, mas as instituições de ensino não possuem autonomia para esta decisão. Todas devem aguardar o processo de autorização dos Comitês Municipais para o retorno. Portanto, ainda não há uma data definida.

Diante desse cenário, além de ouvir as autoridades, buscamos a opinião de nossas famílias, através da pesquisa encaminhada aos pais ou responsáveis. Isso, porque zelamos pelos resultados dos serviços educacionais que oferecemos e procuramos atender aos anseios da nossa comunidade escolar.

Através da pesquisa, percebemos que o trabalho pedagógico realizado de forma remota está atendendo aos objetivos de aprendizagem e oferece maior segurança a grande maioria das famílias.

Os números apontam que a grande maioria prefere que as aulas continuem neste formato. Os resultados desse momento nos amparam para tomarmos a decisão, que além dos motivos expostos, pauta-se em normatizações, regramentos sanitários e educacionais, dados estatísticos e análises de contexto regional, e principalmente no compromisso com a saúde da nossa comunidade escolar.

As aulas continuarão no formato online, seguindo o atual horário escolar.  Contudo, continuaremos informando a vocês qualquer eventual necessidade de mudança.

Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida.