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Especialização em Alfabetização e Letramento: a ciência, a ação Pedagógica e a Base Nacional Comum Curricular.

Matrículas até 02/08/2019.

PÚBLICO-ALVO

• Pedagogos, Licenciados na área educacional ou áreas afins, profissionais que atuam na alfabetização, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental ou que tenham interesse em atuar nessas áreas.

 

MODALIDADE

• Presencial

FREQUÊNCIA DOS ENCONTROS

• Sextas-feiras.

• 19 às 22 horas.

 

CARGA HORÁRIA

• 360 horas

 

DURAÇÃO

• 22 meses

 

PREVISÃO DE INÍCIO

• 09/08/2019

VALOR DAS MENSALIDADES

• 340,00  (Consulte a coordenação sobre descontos especiais)

O QUE A PÓS PREPARA PARA VOCÊ

A Faculdade Sinergia oferece o Curso de Pós-Graduação lato sensu, Especialização em Alfabetização e Letramento: a ciência, a ação pedagógica e a BNCC, objetivando contribuir para o desenvolvimento de professores com consciência crítica, responsáveis e comprometidos com uma educação de qualidade, com competências profissionais necessárias ao cumprimento das atribuições relativas às funções de professor alfabetizador, orientadas por uma postura investigativa que permita a produção de conhecimentos didático/científicos específicos do ser professor, visando à formação docente/educativa alfabetizadora.

Contribuir para que o letramento ocorra, significa possibilitar a participação crítica do aluno nas diversas práticas sociais, permeadas/constituídas pela oralidade. Dessa forma, o aluno pode se expressar, utilizando-se das práticas de linguagem, em situações reais, que realmente façam parte da vida em sociedade, em nossa cultura letrada. A alfabetização desenvolve-se em um conceito de letramento com intuito de iniciar a aprendizagem da escrita. Assim, a alfabetização só faz realmente sentido no contexto da prática social, em sua relação com o letramento, apesar da necessidade de ambos serem tratados metodologicamente de forma diferente.

SAIBA MAIS SOBRE SEU CURSO

No decorrer do curso você receberá conhecimentos para atuar na alfabetização, seja na primeira etapa da educação básica onde ela ocorre, assim como no ciclo de alfabetização. Conhecimentos de como a Neurociência, a Neurolinguística, os aspectos linguísticos e a Fonoaudiologia contribuem nesse processo de alfabetização e letramento serão estudados e discutidos.

O conteúdo ainda abordará Políticas Públicas para essa fase; a relação existente entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental; como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC entende esse processo; a importância dos aspectos lúdicos; as recorrentes dificuldades, os transtornos e os distúrbios de aprendizagem nesse processo, além da ação pedagógica do professor para desenvolver sua função com eficácia e contribuir significativamente com o ensino e com a aprendizagem (avaliação, intervenções, método fônico, etc.). Reflexões e discussões sobre oralidade, produção de texto, leitura e o papel da literatura infantil na alfabetização serão parte, também, do conteúdo das aulas.


Última modificação: 26/08/2019

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