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Especialização em Orientação Educacional

Inscrições encerradas.

PÚBLICO-ALVO

• Professores Graduados em Pedagogia ou Licenciados em outras áreas que tenham interesse ou que desenvolvam atividades de Orientação Educacional.

 

MODALIDADE

• Presencial

FREQUÊNCIA DOS ENCONTROS

• Sextas-feiras.

• 19 às 22 horas.

 

CARGA HORÁRIA

• 360 horas

 

DURAÇÃO

• 22 meses

 

PREVISÃO DE INÍCIO

• 09/08/2019

VALOR DAS MENSALIDADES

• 340,00  (Consulte a coordenação sobre descontos especiais)

O QUE A PÓS PREPARA PARA VOCÊ

Tendo em vista que o Orientador Educacional tem a função de acompanhar o desenvolvimento integral dos educandos no ambiente escolar para que exerçam futuramente seu papel na sociedade com eficiência, o presente curso tem a finalidade de contribuir para a análise e resolução de problemas relacionados à função desse profissional, para uma atuação baseada na reflexão-ação-reflexão, no contexto educacional.

A Faculdade Sinergia oferece o Curso de Pós-Graduação lato sensu, Especialização em Orientação Educacional para qualificação teórico-prática nessa área e, assim, proporcionar a aquisição de competências para atuar de forma articulada na função. Como objetivo para este curso elenca-se: a) desenvolver uma compreensão pedagógica do trabalho do Orientador Educacional, situado nos contextos micro e macro da escola, superando as concepções fragmentadas do processo educacional, contemplando as dimensões da construção e formação como objeto do trabalho pedagógico; b) reconhecer a organização do trabalho pedagógico que contribua para uma aprendizagem efetiva dos alunos, de modo a incidir, progressivamente, na melhoria do desempenho escolar; c) identificar funções específicas da Orientação Educacional para ocupar cargos nas escolas das Redes Pública e Privada; d) desenvolver competências para planejar, organizar, realizar e gerir o trabalho pedagógico, assim como burocrático pertinente ao cargo, nas Instituições de Ensino; e) compreender a importância do seu papel no processo de inclusão; f) compreender os desafios pertinentes à função de orientação; g) analisar princípios da prática de orientação educacional, buscando uma definição de suas reais possibilidades e limitações, para o desenvolvimento/aperfeiçoamento de capacidades gestoras no âmbito da orientação educacional nas etapas de ensino da Educação Básica; h) elaborar projetos e atividades na área de Orientação Escolar com o suporte das novas tecnologias de informação e comunicação; i) desenvolver plano de ação, considerando todas as suas fases e detalhado por meio de projetos, visando contribuir para o processo de aprendizagem.

SAIBA MAIS SOBRE SEU CURSO

Após a descentralização das responsabilidades educacionais, os municípios têm o compromisso com os resultados de qualidade da Educação Básica, e o Orientador Educacional torna-se corresponsáveis nesse processo. Assim, torna-se urgente qualificar esses profissionais, pois são responsáveis por intermediar o processo de comunicação entre família, escola e políticas públicas em educação no país.

Neste cenário, os Orientadores, assim como os gestores, os supervisores desempenham decisivo papel rumo aos objetivos propostos para um ensino competente e que apresente resultados positivos.

Desta forma, o curso pretende promover o desenvolvimento de competências voltadas ao desempenho de um orientador autônomo, responsável, ao ponto de contribuir para que a escola obtenha um alto padrão de qualidade, revertendo o quadro de aproveitamento escolar insatisfatório. Logo, além de disciplinas relacionadas à tecnologia, relacionamento com as famílias, neurociência, distúrbios e dificuldades de aprendizagem, ainda traz abordagem sobre a gestão democrática, a comunicação, a teoria e prática da função, os desafios, o planejamento, organização e gestão de projetos de eventos, bem como contempla o planejamento, execução e avaliação das responsabilidades da função e, ainda, mostra a relevância do orientador frente ao processo de inclusão.


Última modificação: 26/08/2019

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