Estudantes encontram alternativas para custear ensino superior sem depender das bolsas do governo

Iniciar um curso superior é algo que requer planejamento financeiro, em alguns casos, de toda a família. A realização do sonho de ter uma profissão exige disciplina na organização das finanças, já que o investimento será feito mensalmente por alguns anos. Para possibilitar o ingresso em uma faculdade, o governo oferece bolsas de estudo e até mesmo financiamento bancário, benefícios acessíveis a uma parcela dos estudantes. Conforme dados do Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2016 quase três milhões de alunos ingressaram em cursos de educação superior de graduação. Desse total, 82,3% em instituições privadas.

O ProUni (Programa Universidade para Todos) abriu 174.289 bolsas de estudo totais e parciais em 1.460 instituições de ensino superior neste segundo semestre de 2018. Para o FIES (Financiamento Estudantil) o governo ofertará 155 mil vagas para estudantes de todo o Brasil. Dentre as exigências, os programas pedem nota mínima no Exame Nacional do Ensino Médio, renda familiar bruta por pessoa de um até cinco salários mínimos, ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou cursado parte dele em escola privada como bolsista, entre outros critérios que variam conforme a oferta do desconto ou do valor financiado. Sobre o FIES, apenas 50 mil financiamentos são oferecidos a juro zero. Todos os benefícios exigem que o requisitante esteja devidamente matriculado no ensino superior, portanto já ter pago a matrícula, e estipulam cumprimento de inúmeras etapas de seleção e documentos. Para quem consegue corresponder a todos os critérios dos programas e ser aprovado nos seletivos, as bolsas podem chegar a 100% do valor das mensalidades.

Seletivos para bolsas de estudo e financiamento do governo são rigorosos e exigem comprovação de renda

Como conseguir bolsas de estudo na Faculdade Sinergia

Para aqueles que não conseguem o benefício do governo, o jeito é recorrer a outras saídas. É aí que entram as facilidades garantidas pelas instituições de ensino, como é o caso da Faculdade Sinergia, em Navegantes. “Observamos que no decorrer dos anos o governo tem reduzido significativamente a oferta de bolsas e exigido mais nos processos de seleção. Se nossa vocação é a Educação, então faremos de tudo para que o jovem tenha acesso ao conhecimento. Isso é questão de responsabilidade social, acima de tudo”, observa o diretor geral, professor João Matos.

Diretor geral da Faculdade Sinergia buscou alternativas mais fáceis para acesso dos estudantes a bolsas de estudo

Para o Seletivo de Inverno da Faculdade Sinergia, os descontos podem chegar a 49% em todas as mensalidades, até o final do curso, como é o caso da Pedagogia. A bolsa parcial é oferecida aos matriculados até o dia 31 de julho de 2018 no 1º semestre do curso. Não há processo de seleção, nem exigência de documentos de comprovação de renda. O desconto é automaticamente concedido no ato da matrícula. Já para o curso de Tecnologia em Logística a bolsa é de 30% em todas as mensalidades, até o final do curso, para os matriculados até 31 de julho de 2018. Para quem fizer a matrícula até essa mesma data nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Administração, o desconto é de 20% na primeira mensalidade e mais 10% em todas as demais parcelas de 2018. Para o Direito, curso cinco estrelas da instituição conforme o MEC, o desconto é de 20% na primeira mensalidade. “Fazer um curso superior hoje é básico e necessário para qualquer pessoa que busca melhores oportunidades de trabalho, de carreira e de remuneração. O mercado exige qualificação e um diploma no ensino superior faz a diferença”, diz Matos.

O estudante pode ainda ter bolsa de 40% por todo o curso, caso já possua diploma de ensino superior em qualquer instituição 100% presencial do Brasil. A promoção “Quero voltar a estudar” é atualmente o maior atrativo da Faculdade Sinergia para quem quer mudar de profissão ou buscar qualificação em outra área e uma saída para realizar o sonho de ter um diploma.

Inscreva-se agora no Seletivo de Inverno e tenha acesso às bolsas
Silvia Letícia Daleffe