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REFS - Revista Eletrônica da Faculdade Sinergia

e-ISSN 2595.9735

REFS - Normas Editoriais

EDITORIAIS DA REVISTA

O material para publicação na REFS deverá ser enviado para o e-mail revistaonline@sinergia.edu.br, com documento anexo em formato Microsoft Word e PDF. No mesmo e-mail, deverá ser encaminhada declaração de autoria e responsabilidade sobre a produção (modelo ao final desta página). Em seguida, serão designados os avaliadores e, em caso de aprovação, o autor será comunicado via e- mail e deverá, então, encaminhar declaração de transferência de direitos autorais (modelo ao final desta página).

Posteriormente, o autor receberá as considerações da equipe editorial e das revisoras de texto para melhor atender aos critérios da REFS, e, no prazo estabelecido, deverá fazer a devolutiva do mesmo, com todas as correções e ajustes solicitados, via e-mail. A produção será incorporada ao próximo número de publicação pertinente à área de abordagem.

 

AVALIAÇÃO PARA SUBMISSÃO

As produções para avaliação, no primeiro momento, passarão por análise dos coordenadores dos referidos cursos e, em seguida, o mesmo fará o encaminhamento à equipe editorial, quando se tratar de artigos produzidos por autores da Faculdade Sinergia. Já quando se tratar de artigos de outras Instituições, serão submetidos à avaliação direta da equipe editorial da Revista Eletrônica da Faculdade Sinergia – REFS.

A avaliação das produções observará: coerência e coesão do conteúdo e do texto, pertinência do conteúdo à linha editorial do periódico e relevância e contribuição para a inovação do conhecimento na área. Assim, como atendimento às normas da REFS.

Após essa análise preliminar, o autor receberá comunicado, via e-mail, do processo avaliativo, o qual indicará aceite/continuação para publicação ou recusa.

Caso o parecer seja favorável, o autor deverá encaminhar declaração de transferência de direitos autorais. Nesse segundo momento, será a fase de apreciação do manuscrito num todo. Trata-se do momento de correção, ajustes e adequações para atender aos critérios e normas da REFS de publicação: coesão, coerência, citações, conforme normas da ABNT, referências contempladas e se de acordo com normas da ABNT, entre outros. Nesta fase, as considerações da equipe editorial e da revisora de textos deverão ser levadas em conta pelo autor e, assim que finalizado, encaminhado novamente à equipe editorial para nova apreciação. Cabe ao editor(a), acompanhar todo o processo até sua finalização e verificar se as recomendações foram aceitas e os ajustes e correções foram efetuadas. Qualquer alteração que comprometa a escrita original, só será efetuada com a anuência expressa do autor.

 

ESTRUTURA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E ORIENTAÇÕES

NORMAS E INSTRUÇÕES PARA FORMATAÇÃO E EDIÇÃO DO TEXTO

A REFS é diagramada em 2 colunas, sendo assim, para atender as suas especificidades, algumas orientações fogem do padrão de atendimento às normas da ABNT.

•  Editor de texto: Word, PDF.
•  Tamanho: papel A4.
•  Margens: 3 cm superior e à esquerda; 2 cm à direita e na parte inferior.
•  Fonte: Arial (em todo o texto).
•  Tamanho da fonte:: Título – fonte tamanho 14, citações diretas com mais de 3 linhas – fonte tamanho 10; a fonte de todo o texto - tamanho 11; a fonte de tabelas e ilustrações, incluindo a legenda e a fonte/referência das tabelas e ilustrações - tamanho 10.
•  Espaçamento: no texto (1,15 entre linhas); entre parágrafos 3cm; nas citações diretas com mais de 3 linhas - notas de rodapé - referências - legendas de ilustrações e tabelas - no título - nos títulos da seções com duas linhas ou mais, SEM ESPAÇAMENTO ENTRE AS LINHAS.
•  Parágrafos: 1 cm da margem.
•  Recuo de citação direta longa: com mais de 3 linhas, a 1cm da margem.
•  Títulos e Subtítulos: negrito, tamanho da fonte 14; separados por hífen.
•  Seção e Subseção: ABNT 6024:

- sem ponto;
- alinhados à esquerda;
- todas as seções devem conter um texto relacionado a elas;
- quando ocupar 2 linhas ou mais, devem ser alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra do título;
- que atenda o exemplo abaixo (todos em tamanho de fonte 11);

Exemplo:

1 SEÇÃO I (maiúsculo + negrito)
1.1 SEÇÃO II (maiúsculo)
1.1.1 Seção III (Apenas primeira letra em maiúsculo + negrito)
1.1.1.1 Seção IV (Apenas primeira letra em maiúsculo)
1.1.1.1.1 Seção V (Apenas primeira letra em maiúsculo + itálico)

•  Quantidade de páginas: 10 a 18 páginas.
•  Os elementos: RESUMO, INTRODUÇÃO, CONCLUSÃO, REFERÊNCIAS, APÊNDICE e ANEXO - não devem ser numerados.
•  Os títulos dos elementos (as palavras): RESUMO, REFERÊNCIAS, APÊNDICE e ANEXO - além de não serem numerados, devem ser centralizados.

 

ESTRUTURA DO ARTIGO

O artigo deve contemplar: título, resumo em língua portuguesa, palavras-chave, introdução, desenvolvimento (métodos, resultados, discussão), conclusão ou considerações finais e referências. O conteúdo deve apresentar contribuições do estudo para o avanço científico da área em questão, coesão, começo meio e fim.


ORIENTAÇÕES

Ao desenvolver um artigo, uma das primeiras preocupações deve ser a escolha das obras que subsidiarão sua pesquisa. Utilize material o mais recente possível, de preferência dos últimos 5 anos, mas leve em consideração materiais que, apesar de serem muito antigos, são clássicos, pioneiros, sendo assim, pondere.

Priorize trabalhos de impacto, publicados em revistas científicas ou editoras, ou ainda, oriundos de Universidades, frutos de pesquisas.

Deixe as aspas duplas para citações; em expressões ou palavras que se tenha a intenção de destacar, empregue apenas uma aspas. Quando se tratar de reprodução de fala, esta deve estar em itálico, mesmo estando entre uma aspas.


•  Título

- Deve ser claro, conciso e atender a ideia do artigo;
- Letras maiúsculas;
- Negrito;
- Tamanho 14;
- Centralizado;
- Quando houver subtítulo, a diferenciação se dará apenas pelo hífen (-) entre os mesmos.

Exemplo:


DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM - O JOGO COMO AUXÍLIO NO ENSINO DE CRIANÇAS DE 5 E 6 ANOS


•  Autoria

- Logo após o título;
- Arial 10;
- Por ordem de autoria (caso haja mais de um autor);
- Por extenso;
- Nome completo do(s) autor(es), iniciando por sobrenome (todo em letra maiúscula), depois vírgula, e em seguida, nome e prenome somente com a primeira letra em maiúsculo;
- Formação universitária, titulação posterior à formação inicial (Especialização, Mestrado, Doutorado, etc.); - Nome da Instituição
- E-mail;
- Endereço do currículo lattes (caso possua); arial 8.

Exemplo:
FRAINER, Viviane. Pedagoga; Especialista em Supervisão Escolar e em Orientação Escolar. (SINERGIA) vivianefrainer@hotmail.com
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4315019P3


•  Resumo:

- Título CENTRALIZADO, com mesmo destaque da seção primária (alínea h da seção 4.1 – ABNT 6024);
- Até 250 palavras;
- Arial 11;
- Espaçamento simples entre linhas e entre outros elementos;
- Utilizar o tempo verbal correto;
- Deve ser conciso e descrever adequadamente o trabalho, de forma objetiva;
- Em sequência lógica de abordagem;
- Este deve conter os elementos essenciais contidos na introdução, de forma mais resumida e sem os objetivos específicos elencados para desenvolver o artigo ((i) contextualização do assunto, (ii) motivação técnico-científica que o levou a desenvolver este trabalho, (iii) definição do problema a ser tratado, (iv) lacuna, (v) objetivo geral, (vi) metodologia (métodos, ferramentas e tecnologias utilizadas); (vii) principais autores que contribuíram com a pesquisa, (viii) anúncio dos resultados esperados ou obtidos;
- No caso de artigos de revisão, por diferir de outro tipo de artigo, a contextualização e a lacuna existente (que necessita ainda de pesquisa, que não foi entendido, que ainda precisa ser estudado, etc.) são os elementos essenciais.


•  Palavras-chave:

- 3 palavras;
- Primeira letra em maiúscula;
- Separadas por ponto;
- Em forma sequencial;
- Arial 11;
- Retiradas do texto e que representem os conceitos principais do estudo.

Exemplo:
Palavras-chave: Dificuldades de Aprendizagem. Jogos. Educação Infantil.

•  Introdução

- Escrito no impessoal;
- Utilizar o tempo verbal correto;
- Os verbos devem ser colocados na forma passiva: pode-se; tem-se; deve-se, etc.;
- Anunciar e contextualizar o assunto (texto inicial no qual deve ser apresentado o contexto do trabalho) resumido;
- Mostrar a importância do assunto e apresentar a ideia geral; destacar a área (ou áreas);
- Discutir a abordagem do trabalho de forma breve; delimitando o tema; finalizar com a apresentação de hipóteses/problema, objetivo geral e os objetivos específicos. Estes separados por marcadores com algarismos romanos da seguinte forma: (i) xxx; (ii) xxx; (iii) xxx; (iv) xxx; ou por letras: a) xxx; b) xxx; c) xxx; d) xxx;
- Demonstrar a metodologia de desenvolvimento do artigo e os principais autores que contribuíram com a pesquisa.


•  Metodologia

- Descrever de forma sucinta os procedimentos metodológicos associados aos objetivos específicos a serem alcançados;
- Detalhar o planejamento da pesquisa e como foi conduzido o estudo;
- Apresentar os limites da pesquisa caso seja necessário (até onde a pesquisa vai se aprofundar na área de conhecimento relativo ao seu objeto de pesquisa);
- Descrever o método utilizado, materiais, técnicas, etc.;
- Informar métodos estatísticos utilizados e as transformações de dados, se for o caso.


•  Resultados e discussões

- Descrever os resultados obtidos na sua pesquisa de forma clara e precisa;
- Relatar descrição da instituição onde foi realizada a pesquisa apresentando histórico, atividades realizadas, produtos e mercados atendidos, podendo vir separada a escrita em: descrição da instituição e análise dos resultados obtidos;
- Apresentar a discussão relacionando causas e efeitos;
- Apontar as utilidades e limites teóricos dos resultados alcançados;
- Anunciar entendimentos para novas pesquisas posteriormente e propostas de atuação.


•  Conclusões

- Fazer uma análise do trabalho desenvolvido:

› retratar o objeto de estudo;
› expor as contribuições da metodologia;
› demonstrar o alcance dos objetivos e a resposta da pergunta da pesquisa;
› apresentar dificuldades encontradas (não fazer justificativas relacionadas a dificuldades pessoais);
› apontar necessidade de futuras pesquisas;
› indicar contribuições da pesquisa;
› Tempo verbal: PASSADO.


•  Apêndices

- Título CENTRALIZADO, com mesmo destaque da seção primária (alínea h da seção 4.1 – ABNT 6024);
- Após as referências;
- Material produzido pelo próprio autor para complementar suas considerações;
- Iniciar esta página com a expressão APÊNDICE A e assim sucessivamente, caso haja mais de um apêndice.


•  Referências

- Título CENTRALIZADO, com mesmo destaque da seção primária (alínea h da seção 4.1 – ABNT 6024);
- Para todas as situações relacionadas às referências, seguir as normas da ABNT 6023 - OBRIGATORIAMENTE
- As referências devem aparecer apenas na lista final
- Todos os autores-documentos-sites, etc. citados no texto devem estar na lista de referências;
- Na lista de referência deve estar contemplado, de preferência, apenas o que citado no texto;
- Deve estar em ordem alfabética;
- O alinhamento é à esquerda (não justificar);
- Não existe espaçamento algum entre as linhas (espaçamento simples);
- As referências devem ser separadas entre si por um espaço de ENTER apenas;
- Nas referências não utilizar itálico, nem quando palavras ou expressões em outra língua;
- Distinção de obras do mesmo autor, publicados num mesmo ano – VER ABNT 10.520, 6.1.3;
- Quando o autor e/ou a obra se repetir, a ordem lógica deve ser por data - menor para maior;
- Atenção especial aos itens da ABNT 6023:

8.1.1 – padronização dos elementos dispostos na mesma lista de referências;
9.1.19.1.27.3.17.3.2 – obras (autor e/ou título) referenciadas sucessivamente;
8.2 – título e subtítulo de uma obra;
8.1.1 – lógica de apresentação do nome e sobrenome de autores de uma obra;
8.1.1 – exemplos de referências com 1, 2 ou 3 autores;
8.1.1.1 – exemplo de quando a obra apresentar 4 ou mais autores;
8.1.1.2 – exemplo de quando a obra possui organizador, compilador, editor, coordenador etc.
8.1.1.4 – exemplo de quando a obra possui tradutor, revisor, ilustrador entre outros;
8.1.2 – exemplo de quando o autor é uma entidade;
7.2.2 - quando se tratar de obras consultadas online;
Anexo A – abreviações dos meses do ano que são inseridas nos dados de acesso, quando se trata de uma referência consultada on line;
8.6.2 – situações referentes à data de publicação;
8.4.4 – quando não é possível determinar o local;
8.7.5 – quando a publicação não for paginada ou a numeração de páginas for irregular.




OUTROS ELEMENTOS DO TEXTO


•  Citações: OBRIGATORIAMENTE padronizar, conforme ABNT 10.520


- OBS¹: Não usar itálico (et al. – apud:, ....).
- Atenção à seção 3 da ABNT – definições sobre citações (tipos);
- Seção 6.1.1 da ABNT apresenta a diferença entre uma citação direta e indireta;
- Atenção especial aos itens da ABNT:

7.1.3 – expressão apud;
6.1.3 – distinção de obras do mesmo autor, publicadas num mesmo ano;
6.1.4 – citações indiretas de diversos documentos da mesma autoria;
6.1.5 – citações indiretas de diversos documentos de vários autores, colocar em ordem alfabética;
5.7 – grifos - trechos da citação;
5.1 – nas citações indiretas, a indicação da(s) página(s) consultada(s) é opcional – MAS, se colocada em uma citação indireta, deve ser colocada em todas...PADRONIZAR;
6.1.2 – coincidência de sobrenomes de autores;
6.3 – sistema autor-data (EXEMPLIFICA COMO O AUTOR É IDENTIFICADO NA CITAÇÃO E, SIMULTANEAMENTE, NA LISTA DE REFERÊNCIAS);
5.2 – citações diretas no texto - de até três linhas e aspas duplas na citação direta curta;
5.4supressões, interpolações, comentários, ênfase ou destaques. OBS: A SUPRESSÃO é o tipo mais comum de erro que se comete, difícil de ser identificado por quem corrigir, devido à pessoa não possuir a obra referenciada em mãos, sendo assim, CASO NÃO SEJA UTILIZADA A FRASE COPIADA POR COMPLETO, o que for suprimido deve ser representado por [...], seja no início da frase, no meio ou no fim.

Exemplo: Já sobre a relação entre linguagem e comunicação, Mousinho et al. (2008, p. 298-299) afirmam que

[...] temos a intenção comunicativa, e podemos nos comunicar de diversas formas diferentes, através de gestos, do olhar, de desenhos, da fala, entre outros. A estrutura da linguagem nos permite lançar mão de recursos mais sofisticados, a fim de aprimorar nossas possibilidades da comunicação.




•  Notas de rodapé: restritas ao mínimo indispensável, não devem ser utilizadas para listar referências bibliográficas;


- Devem ser inseridas no documento através do suporte do word;
- Servem para o autor fazer indicações, observações, esclarecimentos ou complementações ao texto;
- Não devem conter espaçamento;
- Tamanho da fonte 10 e da mesma fonte do texto;
- Ser preciso na informação e, se necessário, colocar a referência da informação em relação à nota.




Equações e fórmulas: ver seção 5.8 da NBR 14724.





•  Siglas e abreviações: com exceção de unidades de medidas padronizadas, a primeira vez que a abreviação ou a sigla aparecer no texto, deve ser denominado por extenso.
•  Verificar ABNT 6032.
Abreviatura: Representação de uma palavra por meio de alguma(s) de suas sílabas ou letras.
Sigla: Reunião das letras iniciais dos vocábulos fundamentais de uma denominação ou título.




•  Tabela e ilustrações




Tabela

- Ver definição na seção 3.32 da ABNT 14.724;
- Deve atender o padrão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE).
- O tamanho da fonte do conteúdo destas deve ser 10 (Padrão para todas as tabelas que se apresentarem no documento);
- As tabelas não devem conter bordas laterais;
- A identificação/legenda-título:

› suceder a identificação, sendo separados por hífen;
› fica sobre a tabela; › justificado;
› sem negrito;
› tamanho da fonte 10;
› iniciando com letra maiúscula tanto a palavra Tabela quanto a legenda;

- Quando mais de uma tabela, a numeração deve ser progressiva, utilizando algarismo arábico, iniciando de 1 (Tabela 1 –; Tabela 2 – etc.);
- Fonte da tabela:

› elemento obrigatório, mesmo que seja produção do autor do artigo - Elaborado pelo autor.;
› tamanho da fonte 10;
› sem negrito;
› alinhado à esquerda;
› sob a tabela;
› a palavra fonte deve ser separada da referência/autor por dois pontos;
› quando retirado de outras obras, colocar o autor e página (no mesmo padrão de citações);
› quando elaborados a partir de material já disponível por outros autores, colocar - Adaptado de XXX.


Exemplo:

Ilustrações


- Ver definição na seção 3.21 da ABNT 14.724;
- Tipos de ilustração - seção 4.2.1.9 da ABNT 14.724;
- A identificação/legenda-título:

› suceder a identificação, sendo separados por hífen;
› fica sobre a tabela;
› justificado;
› sem negrito;
› tamanho da fonte 10;
› iniciando com letra maiúscula tanto o tipo de ilustração quanto a legenda;

- Quando mais de uma ilustração, a numeração deve ser progressiva, por tipo, utilizando algarismo arábico, iniciando de 1 (Figura 1 –; Figura 2 – etc./ Quadro 1 -; Quadro 2 – etc.); - Fonte da tabela:

› elemento obrigatório, mesmo que seja produção do autor do artigo - Elaborado pelo autor.;
› tamanho da fonte 10;
› sem negrito;
› alinhado à esquerda;
› sob a tabela;
› a palavra fonte deve ser separada da referência/autor por dois pontos;
› quando retirado de outras obras, colocar o autor e página (no mesmo padrão de citações);
› quando elaborados a partir de material já disponível por outros autores, colocar - Adaptado de XXX.

Exemplos:


SINERGIA SISTEMA DE ENSINO – FACULDADE SINERGIA
Av. Prefeito Cirino Adolfo Cabral, 199, Bairro São Pedro, Navegantes-SC.
CEP 88.370-053.
Fone: (47) 3342.9738
E-mail: revistaonline@sinergia.edu.br


Última modificação: 04/02/2019

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