REFS - Revista Eletrônica da Faculdade Sinergia

e-ISSN 2595.9735

REFS - ESTILO DE LIDERANÇA E SEUS IMPACTOS SOBRE O CLIMA ORGANIZACIONAL ESCOLAR - UM ESTUDO DE CASO EM UMA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL

SILVA, Gabriel Duarte da; SOARES, Marília

RESUMO
O clima organizacional trata da percepção que os colaboradores têm acerca de toda a atmosfera organizacional em que estão inseridos e sofre diversas influências, dentre elas, o estilo de liderança do gestor, cujo papel imprime aspectos diversos na forma de conduzir uma organização independente do seu fim. O estilo de liderança é de suma importância à medida que o líder conduz, influencia e motiva o comportamento de seus subordinados. Desta forma, na busca pela eficácia da organização é imprescindível que a gestão analise e compreenda o impacto de suas ações. Diante do exposto, o problema de pesquisa é conduzido pela seguinte questão: Como o estilo de liderança impacta no clima organizacional de uma unidade de educação infantil? Neste contexto, a pesquisa teve como objetivo analisar o estilo de liderança do gestor e seus impactos sobre o clima organizacional escolar, realizando um estudo de caso em uma unidade, o Centro Municipal de Educação Infantil Prof.ª Maria dos Navegantes Ramos. Trata-se de uma pesquisa aplicada com abordagem qualitativa e aporte quantitativo. Quanto aos objetivos é uma pesquisa descritiva e com relação aos procedimentos é um estudo de caso único. Vários autores como Chiavenato (2014), Lück (2005, 2009, 2010), Pereira (2017), Pestana (2003), contribuíram para o desenvolvimento desta pesquisa. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista estruturada, observação direta e documentos disponibilizados pelo centro de educação. Conclui-se que o estilo de liderar da gestora, foco deste estudo, impacta positivamente no clima organizacional, tornando a equipe satisfeita, apesar de algumas diferenças entre os entrevistados.

Clima Organizacional. Educação Infantil. Estilos de Liderança.

Texto completo

pdf Download em PDF

Apontamentos
Não há apontamentos

Direitos Autorais - 2020
Gabriel Duarte da Silva; Marília Soares

SINERGIA SISTEMA DE ENSINO – FACULDADE SINERGIA
Av. Prefeito Cirino Adolfo Cabral, 199, Bairro São Pedro, Navegantes-SC.
CEP 88.370-053.
E-mail: revistaonline@sinergia.edu.br