Artigo: A mudança necessária

Quando o milho de pipoca passa pelo fogo, ele sofre uma transformação. O milho que não passa pelo fogo passa a vida toda sendo apenas um grão duro, sempre do mesmo jeito, com muito potencial, mas com pouca finalidade. Assim somos nós, que precisamos passar por provações – às vezes desagradáveis – para alcançarmos uma versão melhorada de nós mesmos.

“Mares calmos nunca formaram bons marinheiros”, já dizia o ditado. A mudança, ou, melhor dizendo, a evolução, apesar de necessária, pode ser doloroso. A mudança significa que aquilo que somos não é suficiente. Isso nos traz amargura, porque, muitas vezes, temos dificuldade em admitir que não somos – ainda – o nosso melhor.

A necessidade de mudar causa angústia, porque é um passo rumo a algo desconhecido. Aquilo que eu já sou, eu conheço muito bem, estou familiarizado, é confortável. Aquilo que ainda não sou, ou que não sei é assustador, porque é desconhecido, misterioso, contém em si mesmo o bem e o mal num paradoxo de Schrödinger.

Na prática do professor, deparamo-nos com uma sala de aula inundada de pequenos e conflituosos universos que são os alunos. Cada um travando suas próprias batalhas internas na resistência ou na dura aceitação desse fogo transformador. É preciso ter paciência, pois cada um deles tem seu próprio tempo. Alguns já passaram por várias evoluções, outros por poucas, alguns resistem com unhas e dentes apegados às suas convicções.

Quem dirá o que é melhor? Será que todo fogo é benéfico? Esse peso, penso, deve ser aliviado para nós, professores. Não somos responsáveis por todas as evoluções e fogos pelos quais nossos alunos passam. Seria uma grande presunção acharmos isso. Cabe-nos desempenhar o nosso papel de orientação e mediação com responsabilidade e ética e não deixarmos que este peso nos traga uma angústia desnecessária, em nome de nossa saúde mental.

Cada pipoca no seu tempo, inclusive nós mesmos.

André Schmidt, professor de História do Colégio Sinergia, especialista em Educação pela Faculdade Sinergia.

foto: Freepik

Colégio

Faculdade

Conversar pelo WhatsApp

Olá! Precisa conversar pelo WhatsApp?

Selecione abaixo o setor desejado.

Secretaria

+5547992584920

Coordenação Colégio

+5547984479181

Financeiro

+5547991028279

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Mais sobre nossos cookies: clique aqui.