Ciclo de Seminários explica os efeitos da era digital na saúde

Você já se estressou por alguma situação relacionada ao uso de redes sociais? Pois saiba que não está sozinho. A era digital tem afetado a saúde mental das pessoas de uma maneira tão intensa que é cada vez maior o número de pacientes diagnosticados com transtorno de ansiedade, de humor ou alimentar. Essa foi a afirmação feita pelo psicólogo Rodrigo Soler, no segundo encontro do Ciclo de Seminários, promovido pela Faculdade Sinergia, na sexta-feira (27). O objetivo dos eventos, realizados uma vez por mês, é proporcionar encontros da comunidade acadêmica com especialistas em temas relacionados à qualidade de vida, comportamento e saúde.

“Em estados depressivos, geralmente as pessoas se automedicam, promovem a autonegação ou buscam o isolamento social”, alerta o psicólogo, que aponta a dependência no uso de celular como um mal a ser controlado. A saída seria educar para sentir e viver para compartilhar. “A formação de vínculos comunitários, a convivência social são possibilidades de educação emocional. Para explicar como controlar a ansiedade e evitar a depressão, o palestrante contou até com a colaboração do professor e fisioterapeuta Fabio Matos, um dos idealizadores do Ciclo de Seminários. “Precisamos reaprender a respirar corretamente, como todos os bebês fazem, inalando pelas narinas, preenchendo completamente os pulmões, expandindo a caixa torácica e o abdômen. Aproveitamos o oxigênio e eliminamos o gás carbônico. Isso realmente funciona, nos acalma”, detalhou Matos.

Professor Fabio Matos explica que devemos prestar atenção na maneira como respiramos
Professor Fabio Matos explica que devemos prestar atenção na maneira como respiramos

 

O próximo encontro do Ciclo de Seminários será no dia 25 de outubro, com o tema “Desenvolvimento Humano, Qualidade de Vida e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, a ser proferida pelo professor doutor Oklinger Mantovanelli Jr., pró-reitor de Pesquisa e Extensão e líder do Núcleo de Políticas Públicas da FURB. Para inscrever-se, o interessado deverá enviar e-mail para sinergia@sinergia.edu.br, informando o nome completo, ou diretamente na Secretaria Acadêmica. As inscrições são restritas a alunos e professores. Caso tenham vagas remanescentes, a instituição abrirá para o público externo.

 

Colégio

Faculdade

Conversar pelo WhatsApp

Olá! Precisa conversar pelo WhatsApp?

Selecione abaixo o setor desejado.

Secretaria

+5547992584920

Coordenação Colégio

+5547984479181

Financeiro

+5547991028279

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Mais sobre nossos cookies: clique aqui.