FABLAB: Sinergia inaugura o primeiro laboratório de fabricação digital da região

Na noite desta segunda-feira (9), a direção geral da Faculdade Sinergia promoveu a inauguração do FAB LAB – Laboratório de Fabricação Digital, na presença de autoridades, professores, alunos e colaboradores da instituição. O presidente da Câmara de Vereadores de Navegantes, Paulo Melzi, e os vereadores Samuel Paganelli e Valdelir Guarezi, representaram o poder legislativo no evento.

O FAB LAB será utilizado por alunos da educação infantil ao ensino médio e por acadêmicos do ensino superior. Futuramente, o espaço será aberto para a comunidade externa. O conceito de um laboratório digital é colocar ideias em prática, com utilização de máquina de precisão de corte (Router CNC), máquina de corte a laser , plotter de vinil, impressoras 3D, máquina de costura e fresadora de precisão (Router em pequena escala). Armários, mesas e cadeiras do laboratório foram fabricados no próprio FAB LAB e a fabricação de peças foi demonstrada ao público presente. “O que o Sinergia tem feito pela formação dos nossos jovens nos últimos anos é de grande valia para Navegantes. Esse investimento prova o crescimento da instituição e o compromisso com a educação de qualidade”, disse o presidente da Câmara de Vereadores. O vice-diretor, Joãozinho Matos, exaltou o trabalho da equipe na implantação do espaço. “Agradecemos a cada um pelo empenho e dedicação. Tudo isso é novidade, então foi necessário muito estudo e agora será preciso criatividade em explorar esse ambiente para um completo aprendizado”, observou.

0(3)

Para o diretor geral, professor João Matos, com as transformações impostas pela evolução do mundo, muitas profissões deixarão de existir no futuro e a tecnologia será aliada daqueles que estiverem preparados para ela. “O FAB LAB Sinergia estará conectado com laboratórios similiares em diversos países e essa troca possibilitará ampliar o conhecimento, entender novas realidades que surgem para os profissionais e colocará Navegantes na vanguarda da Educação”, declarou. “Hoje somos uma rede de profissionais, entusiastas, artistas, estudantes, empreendedores e professores, apaixonados pela criação colaborativa e pelas potencialidades da fabricação digital”, declarou a coordenadora do FAB LAB Sinergia, professora Lídia Medeiros.

0(53)

A coordenadora de Ensino, Marília Soares, a coordenadora Acadêmica, Lúcia Mateus; a coordenadora do curso de Direito, Cristiane Silva; o coordenador de Engenharia Civil,  Jeancarlo Ribas; o coordenador de Engenharia de Produção, Douglas Vidal; e a coordenadora adjunta das engenharias, Josiane Nicolodi, participaram da inauguração. Além do FAB LAB, o Sinergia abriu oficialmente o novo espaço para os laboratórios de química, física e biologia que serão utilizados para aulas práticas do colégio e da faculdade.0(16)