Faculdade Sinergia alcança nota 4 no Índice Geral de Cursos, divulgado pelo INEP

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), ligado ao Ministério da Educação, divulgou, nesta terça-feira (18), o Índice Geral de Cursos (IGC), o principal indicador de qualidade do ensino superior brasileiro. A Faculdade Sinergia, de Navegantes, foi avaliada com a nota 4, considerada ótima pelos indicadores, numa escala que vai de 1 a 5. Ao todo, foram divulgadas notas de 2.066 instituições públicas e particulares. Instituições com nota abaixo de 3 ficam impossibilitadas de fazer ampliações, abrir cursos ou aumentar o número de vagas.

O INEP também divulgou o Conceito Preliminar de Curso (CPC), sendo que o curso de Pedagogia, da Faculdade Sinergia, conquistou a nota 4. “Isso representa um certificado de qualidade e credibilidade e dá ao aluno a certeza de que está com uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação por seu nível elevado”, destaca o diretor-geral da Faculdade Sinergia, professor João Matos. O corpo docente, formado por mestres e doutores, a modalidade presencial dos cursos e o acervo bibliográfico à disposição dos alunos são alguns dos fatores citados pelo diretor-geral como primordiais para alcançar a nota.

O cálculo e divulgação do CPC ocorrem no ano seguinte ao da realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e o conceito leva em consideração a nota dos estudantes no exame, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD), que mede o quanto o curso agregou ao estudante, e o perfil dos professores. Dos 10.210 cursos que tiveram o CPC divulgado, 9,5% ficaram com notas 1 e 2, considerados insuficientes pelo MEC. Os dados do CPC subsidiam os atos de renovação de reconhecimento de cursos de graduação. Já o IGC é calculado anualmente com base na média dos CPCs dos últimos três anos, relativos aos cursos avaliados da instituição, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados. A notícia de que a Faculdade Sinergia conquistou a nota 4 no IGC foi comemorada pelos colaboradores e alunos. “Completamos dezessete anos de fundação e passamos por um longo processo de amadurecimento. Avançamos muito nos últimos anos, crescemos em números, sem perder o foco na excelência do serviço que prestamos”, observa o diretor-geral.

A Faculdade Sinergia conta com cursos de Administração, Direito, Pedagogia, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Tecnologia em Logística. Para ingressar, o interessado deve apresentar histórico do ensino médio e participar do Processo Seletivo.

Silvia Letícia Daleffe