Faculdade Sinergia inaugura laboratório para aulas práticas das engenharias

A Faculdade Sinergia, de Navegantes, vai inaugurar o sexto laboratório do curso de Engenharia Civil e Engenharia de Produção, nesta terça-feira (22), às 19h15, na presença do diretor geral João Matos, coordenadores, acadêmicos e colaboradores da instituição. O novo ambiente atenderá aulas práticas das disciplinas: Material de Construção Civil I e II, Hidráulica, Construção Civil I e II, Instalações Elétricas Prediais e estágios. A primeira aula ocorrerá logo após a cerimônia, com o professor Maicon Anderson de Souza.

Engenharia Civil e Engenharia de Produção, em Navegantes, contarão com mais um laboratório para aulas práticas

Conforme a coordenadora dos cursos de Engenharia, Josiane Nicolodi, o laboratório atenderá exigências simples e complexas dos cursos como controle de concreto, avaliação de estruturas com medições de deslocamentos e cargas atuantes; dosagem de concreto para edificações; ensaios de durabilidade com medições de umidade, teor de cloretos, potencial de corrosão, dentre outros; ensaios de controle de artefatos de concreto tais como: blocos, telhas, tubos, peças para pavimentação; ensaios de argamassa para assentamento de alvenarias, argamassas colantes para assentamento de placas cerâmicas, argamassas para revestimento e argamassas de recuperação de estruturas; ensaios de controle de material cerâmico tais como: telhas, tijolos, blocos para alvenarias e tubos; ensaios de controle de rocha tanto para ser usada em lastro de ferrovias quanto para as rochas ornamentais usadas para revestimento; além de outros estudos práticos. O local é totalmente equipado e conta com materiais de proteção individual obrigatórios como luvas, óculos e capacetes.

Segundo o diretor geral João Matos, a Faculdade Sinergia construirá ainda o Laboratório de Processos de Fabricação para a Engenharia de Produção e as novas instalações dos laboratórios de Química, Física e Ciências. “Os cursos exigem que as aulas sejam práticas e dinâmicas, alinhadas com a rotina da profissão, desta forma os acadêmicos absorvem muito mais conhecimento para iniciar estágios desde cedo e adquirir experiência”, destaca.

A instituição já conta com Laboratório de Engenharias de Informática, equipado com 33 computadores DELL de 24 polegadas, mais dez notebooks para uso do AutoCad, programa para criação de desenhos 2D e 3D precisos. Também disponibiliza aos acadêmicos o Laboratório de Desenho Técnico, o Laboratório de Topografia, o Laboratório de Física e o Laboratório de Química.

Para que os alunos tenham melhor aproveitamento das ferramentas, o diretor explica que a instituição reforça o conhecimento dos conteúdos básicos já nos primeiros semestres, com aulas extras gratuitas durante a semana, das 15h às 18h45, e em dois sábados de cada mês, das 8h às 12 horas. Os alunos participam do Programa de Monitoria em Cálculo, Física, Desenho Técnico e AutoCad (as disciplinas básicas dos cursos). Para participar, o acadêmico deve enviar email para coordenacaoengenharias@sinergia.edu.br.

A Faculdade Sinergia está localizada na Avenida Prefeito Cirino Adolfo Cabral, 199, bairro São Pedro, em Navegantes, e oferece cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Direito, Administração, Pedagogia, Tecnologia em Logística e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O ingresso no ensino superior é feito pelo histórico do ensino médio, sem vestibular. As matrículas para o Seletivo de Inverno estão abertas pelo

Silvia Letícia Daleffe