mudanças das aulas presenciais e remotas de acordo com o novo decreto estadual, nº 1.152/2021.

Senhores pais ou responsáveis, com o novo decreto estadual, as atividades educacionais presenciais foram autorizadas em até 100%, seguindo rigorosamente todos os cuidados e regramentos sanitários estabelecidos,  desde que a capacidade operativa das salas e dos espaços disponíveis respeite o distanciamento social de no mínimo, 1,5 metros. Ou seja, mesmo com a autorização de atendimento presencial de 100%, a maioria das escolas não conseguirá colocar em prática essa porcentagem, na  totalidade.

Salientamos que:

•  Se por um lado liberou-se 100% para atendimento presencial, por outro, continua a exigência de distanciamento mínimo em sala de aula e nas demais dependências, o que diminui e limita consideravelmente o número de alunos que podem estar na instituição, de forma presencial.

•  Gradativamente reorganizaremos o atendimento presencial, conforme o tamanho das salas de aula. Buscaremos reorganizar os espaços nas próximas semanas, priorizando inicialmente o atendimento presencial diário, das crianças menores, até o 5º Ano do EF. Mas, ainda não há data definida. Enviaremos maiores esclarecimentos na próxima semana.

•  As demais turmas a partir do 6º ano do EFII, por enquanto, continuarão em atendimento através do Sistema de rodízio, exceto as turmas do terceirão,  até que a mudança de regras  nos possibilite atender a todos os interessados em estudar, todos os dias presencialmente.

•  Os responsáveis legais pelo estudante, ainda podem optar pela continuidade no regime de atividades totalmente não presenciais (remotas),  mediante confirmação por e-mail, endereçado à coordenação: elenir@sinergia.edu.br. Isso, a partir de 05 de março. Caso haja necessidade de mudança de regime de atendimento, os responsáveis legais deverão comunicar a instituição com 7 dias de antecedência, para que haja o enquadramento no novo regime de atendimento.

• No caso das crianças menores da Educação Infantil e 1º e 2º  anos do EF, as aulas serão preferencialmente presenciais, devido ao processo de alfabetização. Todavia, os pais ou responsáveis dessa fase, que necessitarem optar pelas aulas remotas, serão orientados pelas professoras regentes sobre a organização das atividades semanais através de atendimento on line.  Será encaminhado o horário das atividades programadas e que serão realizadas através do Google Meet. As atividades remotas ocorrerão três vezes por semana ao vivo,  na Educação Infantil e, diariamente a partir do 1º ano do EF.

• Quanto ao horário de entrada será normal a partir de 22 de fevereiro para todas as turmas. De manhã às 7h20min e a tarde às 13h10min.

• O horário de saída, porém, ainda será escalonado no período da tarde, para evitarmos aglomeração. As turmas da Educação Infantil, 1º e 2º anos sairão às 17h40min, e as turmas do 3º, 4º e 5º anos da tarde, sairão às 17h50min. As demais turmas em horário normal. No caso de irmãos que estudam no turno vespertino, os pais podem buscá-los, no horário do irmão mais velho para diminuir o  tempo de espera.

•  As atividades de Educação Física e TI, terão um projeto diferenciado para as crianças que acompanharem as aulas de forma remota. As atividades serão comunicadas através do Sistema Unimestre. Os alunos que estão no sistema de rodízio, devem fazer somente as aulas presenciais nestas duas disciplinas, pois nestes componentes curriculares, não serão aplicadas aulas remotas.

Prezados pais, continuaremos atentos às determinações e cumpriremos as normas que estão sendo impostas pela legislação e pela situação em que vivemos. Estamos cumprindo rigorosamente a legislação para que possamos continuar atendendo da melhor forma. Algumas escolas da região sofreram sanções, inclusive correndo o risco de serem fechadas devido ao não cumprimento das normas estabelecidas. Não queremos passar por este tipo de situação.

Por este motivo, pedimos paciência e parceria, inclusive na conscientização de todos,  pois nem toda ação neste momento é agradável, mas pelo bem coletivo, muitas destas ações são necessárias e obrigatórias.

Agradecemos pelo carinho, pelo respeito e pela colaboração de todos. Desejamos muita saúde e muitas felicidades a todas às famílias.

Um abraço fraterno.

Equipe Sinergia.