Pós-Graduação Sinergia abre especialização em Alfabetização e Letramento em Navegantes

Grande parte das pessoas tem dificuldade para diferenciar a alfabetização e o letramento, termos indissociáveis e que pedem tratamentos metodológicos diferentes. A alfabetização é um processo de aprendizagem que desenvolve a habilidade de ler e escrever, já o letramento permite que o indivíduo faça uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais. O professor que atua nessa área sabe que a linguagem oral deve servir de suporte para o aprendizado da linguagem escrita.

Para aprofundar o conhecimento dos profissionais da Educação, a Pós-Graduação Sinergia abriu inscrições para a Especialização em Alfabetização e Letramento: a ciência, a ação Pedagógica e a Base Nacional Comum Curricular, na modalidade presencial. O curso tem previsão de início no dia 12 de setembro e terá duração de 18 meses, com aulas nas segundas e terças-feiras, das 19 às 22 horas. Para garantir a vaga, o interessado deve fazer a inscrição pelo link: https://bit.ly/2vN0Wxx

As aulas serão realizadas no Sinergia Sistema de Ensino, na Av. Prefeito Cirino Adolfo Cabral, 199, em Navegantes/SC. 

Sobre o curso

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu /Especialização em Alfabetização e Letramento: a ciência, a ação pedagógica e a BNCC, tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de professores com consciência crítica, responsáveis e comprometidos com uma educação de qualidade, com competências profissionais necessárias ao cumprimento das atribuições relativas às funções de professor alfabetizador, orientadas por uma postura investigativa que permita a produção de conhecimentos didático/científicos específicos do ser professor, visando à formação docente/educativa alfabetizadora.

O aluno receberá conhecimentos para atuar na alfabetização, seja na primeira etapa da educação básica onde ela ocorre, assim como no ciclo de alfabetização. Conhecimentos de como a Neurociência, a Neurolinguística, os aspectos linguísticos e a Fonoaudiologia contribuem nesse processo de alfabetização e letramento serão estudados e discutidos.

O conteúdo ainda abordará Políticas Públicas para essa fase; a relação existente entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental; como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC entende esse processo; a importância dos aspectos lúdicos; as recorrentes dificuldades, os transtornos e os distúrbios de aprendizagem nesse processo, além da ação pedagógica do professor para desenvolver sua função com eficácia e contribuir significativamente com o ensino e com a aprendizagem (avaliação, intervenções, método fônico, etc.). Reflexões e discussões sobre oralidade, produção de texto, leitura e o papel da literatura infantil na alfabetização serão parte do conteúdo das aulas.

Saiba mais sobre a Pós-Graduação Sinergia

Assessoria de Comunicação

 

Colégio

Faculdade

Conversar pelo WhatsApp

Olá! Precisa conversar pelo WhatsApp?

Selecione abaixo o setor desejado.

Secretaria

+5547992584920

Coordenação Colégio

+5547984479181

Financeiro

+5547991028279

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Mais sobre nossos cookies: clique aqui.