SinEco (Sinergia Ecológico) – A importância das florestas

Uma floresta é uma grande área de terra com árvores ou outra vegetação. Para a FAO, é um terreno com no mínimo 0,5 hectare com árvores maiores do que 5 m de altura na maturidade. Ela tem o seu valor intrínseco, pois, abriga uma variedade de espécies da flora, é o habitat da fauna, e concentra 75% da água doce do planeta, segundo a ONU.

As florestas podem ter valores diretos e indiretos. Os valores diretos são a madeira, usada para fabricação do papel, para fazer móveis e instrumentos musicais; os produtos florestais não madeireiros, como látex, óleo de dendê, cocos, baunilha, castanhas, temperos, e plantas ornamentais; a recreação e turismo. Delas são extraídos princípios ativos que são usados na produção de medicamentos, além de serem coletadas também as plantas medicinais. As florestas são usadas para atividades de educação ambiental, para pesquisa e são fontes de recursos genéticos.

Os valores indiretos são: proteção da bacia hidrográfica, onde estas diminuem os impactos da erosão do solo, armazenam água, protegem as matas ciliares; atuam na reciclagem de nutrientes; reduzem a poluição do ar, através da absorção de CO 2 (dióxido de carbono ou gás carbônico); têm funções climáticas; fixam carbono; garantem os processos biológicos; e melhoram a qualidade de vida das pessoas.

As florestas têm sido ameaçadas de diferentes formas, especialmente pela urbanização, a expansão de áreas agrícolas, a pecuária, o desmatamento e as queimadas.

Nós podemos ajudar as florestas através da redução do consumo de papel; compra de produtos de madeira legalizada, cuja extração foi autorizada pelos órgãos ambientais e que possuem o Documento de Origem Florestal (DOF) ou madeira certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Sustentável); encaminhamento dos resíduos de papel para reciclagem; redução do consumo de carne; consumo de produtos de forma consciente; e compra produtos de sistemas agroflorestais.

 

Tamily Roedel

Camila Poleza Matos

Sinergia Ecológico – SinEco

Colégio

Faculdade

Conversar pelo WhatsApp

Olá! Precisa conversar pelo WhatsApp?

Selecione abaixo o setor desejado.

Secretaria

+5547992584920

Coordenação Colégio

+5547984479181

Financeiro

+5547991028279

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Mais sobre nossos cookies: clique aqui.