Colégio Sinergia seleciona 25 alunos para primeira fase da 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Dois recipientes, um balde e uma bacia, possuem 3 e 5 litros de volume, respectivamente. Retirando água de um lago, como podemos deixar a bacia com exatamente 4 litros de água usando somente esses dois recipientes? Chegou ao resultado? Saiba que essa é uma das questões de nível mais fácil da Olimpíada Brasileira de Matemática – OBMEP – da qual participam alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Nesta terça-feira (5), 25 alunos do Colégio Sinergia participam da primeira fase da competição, com provas aplicadas na própria instituição.

Alunos são desafiados a resolver questões de matemática na OBMEP 2018

Conforme a coordenadora, Elenir Cavíglia, os estudantes foram selecionados pelos professores de Matemática conforme as notas obtidas na disciplina. “Eles costumam alcançar as melhores pontuações, tem maior afinidade com números e foram convidados para fazer parte da disputa”, explica.
A OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e apoio da Sociedade Brasileira de Matemática e do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada. A meta é estimular o estudo, revelar talentos, incentivar o ingresso de jovens nas áreas científica e tecnológica e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento. De acordo com a organização da OBMEP, o impacto efetivo da competição nos resultados de Matemática no país tem sido medido por estudos independentes. Escolas que participam ativamente da competição apresentam melhora no desempenho dos alunos de 26 pontos na Prova Brasil, o equivalente a um ano e meio de escolaridade extra. Em 2017, mais de 18 milhões de alunos participaram da olimpíada em todo o País.

A divulgação dos classificados para a segunda fase e do local de realização das provas será no dia 13 de agosto, pelo site www.obmep.org.br. As provas da segunda fase serão no dia 15 de setembro e a divulgação dos premiados será no dia 21 de novembro.

Silvia Letícia Daleffe