ENEGEP 2018: Faculdade Sinergia apresentará artigo no maior evento de Engenharia de Produção do Brasil

Acadêmicos do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Sinergia, de Navegantes, apresentarão artigo no 38º Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), considerado o maior evento da área no Brasil. A aprovação do estudo inscrito pelos alunos da 5ª fase do curso, Daniela Macarini, Duileu Couto, Leonam Formento e Letícia da Silva, sob supervisão do professor Douglas Vidal, foi divulgada nesta semana pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). “É uma satisfação enorme para a instituição e estamos orgulhosos com a confirmação da Faculdade Sinergia neste encontro. Trata-se de uma experiência importante para os acadêmicos e servirá de estímulo para a produção científica”, diz a coordenadora do curso, Josiane Nicolodi.

A pesquisa “Aplicação do Método Rula para análise da postura adotada por um trabalhador durante o processo de soldagem de chapas de aço pela técnica de arco submerso: Proposta de ações” será apresentada entre os dias 16 e 19 de outubro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, Alagoas. O Método Rula é uma análise ergonômica que avalia o trabalho muscular exigido em determinada atividade laboral. Para a composição do estudo, os acadêmicos observaram as condições de trabalho dos soldadores de um estaleiro de Navegantes e elaboraram técnicas que podem minimizar o surgimento de lesões e doenças. Com a aplicação das ações, a empresa poderá reduzir o nível de risco da atual pontuação 4 para 2. O professor que orientou a pesquisa conhece bem o ENEGEP. Na época em que foi acadêmico, apresentou dois artigos no evento nacional. “Trouxe um pouco dessa experiência para os alunos e os incentivei para que fizessem um estudo específico para o ENEGEP. É uma oportunidade de se destacarem, conhecerem profissionais de diversos estados e obter conhecimento”, ponta Vidal.

Estudo propõe melhorias nas condições de trabalho dos soldadores de um estaleiro será apresentado no ENEGEP 2018

Intercâmbio e fórum de discussão

O ENEGEP reúne mais de dois mil participantes da comunidade acadêmica, pesquisadores, professores, estudantes, empresários, consultores, engenheiros, administradores e demais profissionais da área e é um dos principais divulgadores da produção técnica e científica do País, além de fórum de discussão de questões pertinentes à engenharia e promoção de intercâmbio do conhecimento acadêmico. O evento contará com programação variada de palestras nacionais, internacionais, workshops, grupos de trabalho, painéis, mini cursos e visitas técnicas. O tema central é “A Engenharia de Produção e suas contribuições para o desenvolvimento do Brasil”. Para saber mais sobre o evento e a programação de palestras, acesse https://bit.ly/2MQA1b5

Silvia Letícia Daleffe