A Década dos Oceanos
A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou no dia 08/06/2020, que de 2021 a 2030 será a Década dos Oceanos ou Década Internacional da Oceanografia para o Desenvolvimento Sustentável. Para isso, todos os países deverão criar uma “cultura oceânica”. Isso quer dizer que é preciso ampliar os acordos de cooperação entre os países para a conservação dos oceanos, a proteção das zonas costeiras, bem como diminuir os impactos sobre estes ambientes.
Os oceanos cobrem 71% do planeta, mas ainda os conhecemos pouco. Isso se deve, principalmente ao fato, que para realizar pesquisas nesta área ainda se demanda um custo muito alto, porque são necessárias embarcações e equipamentos tecnológicos. Soma-se a isso, a falta de informações sobre os efeitos das atividades humanas sobre eles, como a poluição.
Ressalta-se que só o litoral do Brasil tem quase 8 km de extensão, sendo sua costa ao lado do Oceano Atlântico. Navegantes, é uma cidade litorânea, por isso, temos ainda mais o dever de discutir sobre esta temática.
Os alunos podem participar com o desenvolvimento de projetos nesta área, de agosto a outubro, para que estes sejam apresentados no I Fórum Brasileiro dos Jovens Embaixadores do Oceano, que acontece no dia 16/11 <https://maredeciencia.com.br/cultura-oceanica>.
Acadêmicos, professores e pais de alunos podem se inscrever em um outro evento, que é a Oficina da Região Sul da Década da Ciência Oceânica do Brasil <http://decada.ciencianomar.mctic.gov.br/eventos/oficina-regiao-sul> em um grupo de trabalho de sua escolha.
Tamily Roedel
Camila Poleza Matos
Sinergia Ecológico – SinEco