O Ecoturismo ou turismo ecológico é uma atividade turística que é realizada na natureza ou que utiliza o patrimônio natural e cultural, com objetivo de conservar aquele ambiente. Nestes ambientes são realizadas ações de promoção ao conhecimento dos recursos naturais, educação ambiental e proteção das áreas. É um dos ramos do turismo que mais cresce de acordo com a Organização Mundial de Turismo (OMT).

Os esportes de aventura na natureza são aqueles realizados na terra, água ou ar, que tenham contato com ambientes naturais. Os exemplos são: trekking (caminhada em trilhas), arvorismo (percurso suspenso entre plataformas que ficam nas copas das árvores), escalada (escalar um local íngreme), rafting (descida de corredeiras na água em equipe com um bote inflável), paraquedismo (salto com um paraquedas de locais fixos ou aeronaves), entre outros.

Santa Catarina é um estado privilegiado para o ecoturismo no Bioma de Mata Atlântica, e a prática de esportes de aventura na natureza, tanto no litoral quanto no interior. O estado possui várias trilhas, costões rochosos, montanhas, cachoeiras e cascatas, ótimas corredeiras, locais maravilhosos para a prática de mergulho, cavernas, belas praias.

É importante lembrar da responsabilidade ambiental ao utilizar estes ambientes para o turismo e a prática de desporto. A Leave No Trace (LNT), uma organização sem fins lucrativos possui 7 Princípios de Ética ao Ar Livre: planejar a frente e preparar-se, viajar e acampar em superfícies duráveis, eliminar os resíduos corretamente, deixar o que você encontra, minimizar os impactos de fogueiras, respeitar a vida selvagem, e ser atencioso com outros visitantes.

Tamily Roedel

Camila Poleza Matos

Sinergia Ecológico (SinEco)

Colégio

Faculdade

Conversar pelo WhatsApp

Olá! Precisa conversar pelo WhatsApp?

Selecione abaixo o setor desejado.

Secretaria

+5547992584920

Coordenação Colégio

+5547984479181

Financeiro

+5547991028279

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Mais sobre nossos cookies: clique aqui.