Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina – Seccional Sinergia / Navegantes: da sua fundação até os dias atuais

O professor João Batista Matos, Presidente da Mantenedora Sinergia- Sistema de Ensino, e Diretor Geral do Colégio e Faculdade Sinergia, ao conhecer os objetivos da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina, convidou a senhora Apolônia Gastaldi, Presidente do Conselho Estadual das Academias de Letras do Brasil de Santa Catarina e, também, Presidente da Academia de Letas do Brasil de Santa Catarina – Microrregional do Alto Vale do Itajaí, para instalar uma Seccional no Sinergia, que assumiria uma característica diferenciada, pelo fato de estar dentro de uma instituição de ensino. Esse processo teve início no dia dois de junho de 2015, em uma reunião no Colégio e Faculdade Sinergia, em Navegantes, da qual participaram representantes dessa instituição e da Seccional Ibirama.
Após todos os trâmites, no dia 15 de agosto, do mesmo ano, às 19 horas, no auditório do Colégio e Faculdade Sinergia, em Navegantes, foi instalada a Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina- Seccional Sinergia/Navegantes, com a posse dos seus vinte e quatro membros.

A senhora Fabiana Patrícia Matos, passou a ocupar, oficialmente, a partir dessa solenidade, a Cadeira nº 1, como Presidente da Seccional Sinergia/Navegantes.

unnamed (10)

No dia 20 de agosto de 2016, às 17 horas, nas dependências do Colégio e Faculdade Sinergia, foi realizada a cerimônia de comemoração alusiva ao primeiro ano de instalação da Seccional Sinergia que, a partir dessa data, passou a ser denominada Maria Lúcia Matos, em homenagem à falecida esposa do professor João Batista Matos. Nessa mesma cerimônia, cinco novos membros tomaram posse.

unnamed (7)

unnamed (9)

Os dois anos da Seccional Sinergia foram comemorados no dia 19 de agosto de 2017, às 17 horas, na instituição Sinergia. Nessa ocasião, a imortal Vilma Rebelo Mafra lançou o livro intitulado Conversas do Imaginário Popular.

unnamed (3)

A Seccional Sinergia completou três anos de instalação no dia 15 de agosto de 2018, sem comemoração externa, mas foi um ano de muito trabalho, quando os seus membros começaram a organizar a Antologia Contos, Cantos e Encantos Navegantinos.

Em 2019, a Seccional Sinergia passou por um grande processo de reformulação. No dia 4 de maio de 2019, em uma Assembleia, ficou deliberado que, dos trinta membros, apenas dez passariam a fazer parte dela.

unnamed (8)

unnamed (5)

Na reunião do dia dezoito de maio do mesmo ano, esse pequeno grupo fez a eleição da nova Diretoria, que ficou, assim, definida: Presidente- Lílian Cristina Camilo; Vice-Presidente- Ana Isabela Mafra; Assessora da Presidência- Ilva Maila dos Santos Gaya; Primeira Secretária- Nalba Lima de Souza; Segunda Secretária- Vilma Rebelo Mafra; Conselho Fiscal- Lílian Cristina Camilo e Ana Isabela Mafra; Suplentes: Ilva Maila dos Santos Gaya e Vilma Rebelo Mafra; Diretoria de Comunicação e Imprensa- Ilva Maila dos Santos Gaya e Louise Corrêa; Diretoria de Pesquisa e Análise- Nalba Lima de Souza e Vilma Rebelo Mafra; Coordenação de Eventos- Gabrielle Brito Silva, Lúcia Mateus e Karen Nerak.

A partir daí, essa nova composição concluiu o boneco do livro Contos, Cantos e Encantos Navegantinos, por meio do qual os alunos dos quintos anos do Ensino Fundamental das escolas Municipais de Navegante se inspiraram para produzir os seus poemas nas oficinas realizadas pela Presidente Lílian Cristina Camilo. O resultado desse projeto foi a publicação de dois livros: Cantos e Poemas, dos escritores mirins; e Contos, Cantos e Encantos Navegantinos, dos escritores da Seccional Sinergia. Esses livros foram patrocinados pela Fundação Cultural de Navegantes e Sistema Municipal de Financiamento da Cultura, por meio do Edital Vilma Mafra, e lançados no dia 31 de outubro de 2019, na referida instituição, celebrando, assim, o encontro dos escritores mirins com os escritores da Seccional Sinergia, que assim marcou o seu 4º aniversário.

unnamed (2)

unnamed (6)

5 anos Academia de Letras

No dia 15 de agosto do corrente ano, a Seccional Sinergia completará cinco anos, quando se pretendia realizar a cerimônia de posse da nova diretoria e um novo lançamento dos dois livros acima referidos, mas isto não será possível.

Assim,

A Seccional Sinergia