Acadêmicos de engenharia apresentarão artigos no 26º IJCIEOM

O curso de Engenharia de Produção teve duas pesquisas aprovadas para a 26ª edição da Conferência Conjunta Internacional sobre Engenharia Industrial e Gerenciamento de Operações – IJCIEOM. Os trabalhos foram orientados pelo doutor Douglas Ferreira Vidal, professor e coordenador do curso, na Faculdade Sinergia. A disciplina é de Sistemas de Produção I.

O artigo intitulado “Análise de qualidade do processo de montagem de motobombas utilizando a técnica FMEA (failure mode and effects analysis)”, dos acadêmicos Luciano Chagas Bittencourt, Felipe Augusto Gaya e Willian da Silva Borges, do 5º período, será um dos trabalhos a serem apresentados. A pesquisa defende a aplicação da ferramenta de qualidade FMEA em uma montagem de motobombas, onde concluiu -se que pode ser utilizada de forma simples e com um resultado muito eficaz, pois após esse acompanhamento foi possível detectar onde se encontrava a origem dos problemas e então resolvidos com um plano de ação realizado junto aos setores correspondentes.

“Para nós, futuros engenheiros, foi um trabalho muito especial, já que conseguimos reunir o aprendizado da sala de aula com a prática em uma indústria. Com isso, passamos a fazer parte de algo maior, que influenciou não só a qualidade do nosso serviço mas contribuiu diretamente na qualidade produtiva de uma indústria de proporção nacional”, diz o acadêmico Luciano Bittencourt.

Outro artigo aprovado foi feito pelos acadêmicos do 5º período, Guilherme José Antunes e Jaison da Silva, intitulado “Aplicação do método FMECA (failure mode effects and criticality analysis) para definir estratégias de manutenção preventiva no sistema de vácuo de uma extrusora PET”. O trabalho é uma aplicação do método FMECA para a manutenção preventiva de uma extrusora pet em uma empresa da região. O método visa analisar de um modo qualitativo o conhecimento de possíveis falhas e listar efeitos gerados pelas falhas mais críticas do equipamento e propor ações de melhorias que aumentem a confiabilidade do produto. Em análise, alguns setores do equipamento tiveram alto número de prioridade de risco (NPR), dentre eles a válvula do sistema de vácuo com o NPR = 75. A partir deste resultado, foram desenvolvidas ações assertivas de melhoria com o objetivo de reduzir a gravidade das falhas do equipamento, baixo custo e manutenção e facilidade na implementação.

“Isso representa o reconhecimento pela dedicação nos estudos, mostra que estamos no caminho certo e que somos capazes de fazer mais do que imaginávamos. Temos o poder de decidir até aonde podemos chegar e isso vai depender do empenho e dedicação de cada um. O que plantamos hoje com certeza vamos colher no futuro”, observa o acadêmico Gilherme José Antunes.

“Os artigos foram elaborados a partir de cases reais de problemas de produção das empresas da região, onde os próprios alunos trabalham. A instituição está comprometida em aproximar teoria da prática para tratamento dos problemas do dia-a-dia dos processos industriais. Isso gera uma interface positiva tanto academicamente, quanto do ponto de vista das organizações”, comenta o orientador Douglas Vidal.

A 26ª Conferência Internacional será realizada no Rio de Janeiro e terá como tema central “Desafio e tendências para a sustentabilidade do século 21”. Em razão do coronavírus, a edição 2020 foi transferida para fevereiro de 2021.

Colégio

Faculdade

Conversar pelo WhatsApp

Olá! Precisa conversar pelo WhatsApp?

Selecione abaixo o setor desejado.

Secretaria

+5547992584920

Coordenação Colégio

+5547984479181

Financeiro

+5547991028279

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Mais sobre nossos cookies: clique aqui.