fbpx

Acadêmicos de engenharia apresentarão artigos no 26º IJCIEOM

30073411_1857202520996938_1805183764187794659_o
Biblioteca Sinergia abrirá todas as quartas-feiras
28 de abril de 2020
INEP mantém as datas das provas do ENEM para os dias 1º e 8 de novembro
ENEM 2020: Inscrições abriram nesta segunda-feira
11 de maio de 2020

Acadêmicos de engenharia apresentarão artigos no 26º IJCIEOM

Em razão do coronavírus, edição 2020 foi  transferida para fevereiro de 2021

Em razão do coronavírus, edição 2020 foi transferida para fevereiro de 2021

O curso de Engenharia de Produção teve duas pesquisas aprovadas para a 26ª edição da Conferência Conjunta Internacional sobre Engenharia Industrial e Gerenciamento de Operações – IJCIEOM. Os trabalhos foram orientados pelo doutor Douglas Ferreira Vidal, professor e coordenador do curso, na Faculdade Sinergia. A disciplina é de Sistemas de Produção I.

O artigo intitulado “Análise de qualidade do processo de montagem de motobombas utilizando a técnica FMEA (failure mode and effects analysis)”, dos acadêmicos Luciano Chagas Bittencourt, Felipe Augusto Gaya e Willian da Silva Borges, do 5º período, será um dos trabalhos a serem apresentados. A pesquisa defende a aplicação da ferramenta de qualidade FMEA em uma montagem de motobombas, onde concluiu -se que pode ser utilizada de forma simples e com um resultado muito eficaz, pois após esse acompanhamento foi possível detectar onde se encontrava a origem dos problemas e então resolvidos com um plano de ação realizado junto aos setores correspondentes.

“Para nós, futuros engenheiros, foi um trabalho muito especial, já que conseguimos reunir o aprendizado da sala de aula com a prática em uma indústria. Com isso, passamos a fazer parte de algo maior, que influenciou não só a qualidade do nosso serviço mas contribuiu diretamente na qualidade produtiva de uma indústria de proporção nacional”, diz o acadêmico Luciano Bittencourt.

Outro artigo aprovado foi feito pelos acadêmicos do 5º período, Guilherme José Antunes e Jaison da Silva, intitulado “Aplicação do método FMECA (failure mode effects and criticality analysis) para definir estratégias de manutenção preventiva no sistema de vácuo de uma extrusora PET”. O trabalho é uma aplicação do método FMECA para a manutenção preventiva de uma extrusora pet em uma empresa da região. O método visa analisar de um modo qualitativo o conhecimento de possíveis falhas e listar efeitos gerados pelas falhas mais críticas do equipamento e propor ações de melhorias que aumentem a confiabilidade do produto. Em análise, alguns setores do equipamento tiveram alto número de prioridade de risco (NPR), dentre eles a válvula do sistema de vácuo com o NPR = 75. A partir deste resultado, foram desenvolvidas ações assertivas de melhoria com o objetivo de reduzir a gravidade das falhas do equipamento, baixo custo e manutenção e facilidade na implementação.

“Isso representa o reconhecimento pela dedicação nos estudos, mostra que estamos no caminho certo e que somos capazes de fazer mais do que imaginávamos. Temos o poder de decidir até aonde podemos chegar e isso vai depender do empenho e dedicação de cada um. O que plantamos hoje com certeza vamos colher no futuro”, observa o acadêmico Gilherme José Antunes.

“Os artigos foram elaborados a partir de cases reais de problemas de produção das empresas da região, onde os próprios alunos trabalham. A instituição está comprometida em aproximar teoria da prática para tratamento dos problemas do dia-a-dia dos processos industriais. Isso gera uma interface positiva tanto academicamente, quanto do ponto de vista das organizações”, comenta o orientador Douglas Vidal.

A 26ª Conferência Internacional será realizada no Rio de Janeiro e terá como tema central “Desafio e tendências para a sustentabilidade do século 21”. Em razão do coronavírus, a edição 2020 foi transferida para fevereiro de 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Última modificação: 07/05/2020

WordPress Image Lightbox Plugin