Você já se estressou por alguma situação relacionada ao uso de redes sociais? Pois saiba que não está sozinho. A era digital tem afetado a saúde mental das pessoas de uma maneira tão intensa que é cada vez maior o número de pacientes diagnosticados com transtorno de ansiedade, de humor ou alimentar. Essa foi a afirmação feita pelo psicólogo Rodrigo Soler, no segundo encontro do Ciclo de Seminários, promovido pela Faculdade Sinergia, na sexta-feira (27). O objetivo dos eventos, realizados uma vez por mês, é proporcionar encontros da comunidade acadêmica com especialistas em temas relacionados à qualidade de vida, comportamento e saúde.
“Em estados depressivos, geralmente as pessoas se automedicam, promovem a autonegação ou buscam o isolamento social”, alerta o psicólogo, que aponta a dependência no uso de celular como um mal a ser controlado. A saída seria educar para sentir e viver para compartilhar. “A formação de vínculos comunitários, a convivência social são possibilidades de educação emocional. Para explicar como controlar a ansiedade e evitar a depressão, o palestrante contou até com a colaboração do professor e fisioterapeuta Fabio Matos, um dos idealizadores do Ciclo de Seminários. “Precisamos reaprender a respirar corretamente, como todos os bebês fazem, inalando pelas narinas, preenchendo completamente os pulmões, expandindo a caixa torácica e o abdômen. Aproveitamos o oxigênio e eliminamos o gás carbônico. Isso realmente funciona, nos acalma”, detalhou Matos.

O próximo encontro do Ciclo de Seminários será no dia 25 de outubro, com o tema “Desenvolvimento Humano, Qualidade de Vida e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, a ser proferida pelo professor doutor Oklinger Mantovanelli Jr., pró-reitor de Pesquisa e Extensão e líder do Núcleo de Políticas Públicas da FURB. Para inscrever-se, o interessado deverá enviar e-mail para sinergia@sinergia.edu.br, informando o nome completo, ou diretamente na Secretaria Acadêmica. As inscrições são restritas a alunos e professores. Caso tenham vagas remanescentes, a instituição abrirá para o público externo.