O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por escolas, divulgado nesta terça-feira, 4, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), coloca o Colégio Sinergia no primeiro lugar no ranking das escolas particulares e públicas de Navegantes com 584,43 pontos na média das provas objetivas e 661,82 pontos na redação. “Há muitos anos estamos em primeiro lugar e neste exame aumentamos as médias em todas as áreas do conhecimento abordadas na prova”, observa a coordenadora geral, professora Elenir Cavíglia. O material didático utilizado pelos alunos, com apostilas da maior rede educacional do Brasil e premiada por quatro anos consecutivos com o selo Top Educação, a Pitágoras, e a qualificação do corpo docente são fatores preponderantes para o resultado satisfatório no Enem, conforme aponta a coordenadora.
Das quase 15 mil escolas brasileiras que cumpriram o critério de ter pelo menos dez alunos participantes do Enem 2015 e ter taxa de participação igual ou superior a 50%, o Colégio Sinergia está na 1607ª posição (no ano anterior ocupava a 2752ª posição). Em Santa Catarina, a instituição de Navegantes está na 50º colocação, sendo que no exame anterior chegou à 98ª.
O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova elaborada pelo Ministério da Educação que verifica o domínio das competências e habilidades dos estudantes. A nota é usada para o acesso a universidades públicas e para obtenção de financiamento estudantil e bolsas de estudos. A nota mínima para receber o diploma do ensino médio é 450 pontos nas provas objetivas e 500 na redação.
ENEM 2016
As provas do Exame Nacional deste ano serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro para 9,2 milhões de inscritos. No dia 22 de outubro será promovido o último aulão preparatório, no Sinergia. Neste ano serão oito encontros oferecidos gratuitamente para estudantes da própria instituição e para 800 alunos concluintes do ensino médio de escolas públicas de Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, Ilhota, Luis Alves, São João do Itaperiú e Barra Velha. “Todos os anos o Sinergia promove essa ação para dar condições aos estudantes de revisarem os conteúdos e se prepararem para as provas”, diz o vice-presidente da Mantenedora, João Marcos Matos.
Assessoria de Comunicação