fbpx

Na reta final para Enem e vestibulares estudantes intensificam estudos no Colégio Sinergia

Livro será lançado no dia 9 de agosto na Faculdade Sinergia
Alunos da pós-graduação lançam livro na Faculdade Sinergia
30 de julho de 2019
Simulado da Rede Pitágoras acontece em todo Brasil
Alunos Sinergia alcançam ótimos resultados no simulado Rede Pitágoras
31 de julho de 2019

Na reta final para Enem e vestibulares estudantes intensificam estudos no Colégio Sinergia

20190731_100421

Estamos na época do ano em que os estudantes aumentam o foco na escolha profissional e intensificam estudos para o Enem e vestibulares. É no segundo semestre que a pressão cresce para definir qual curso superior fazer, considerando que é a reta final do terceirão e as provas nas maiores e mais concorridas universidades do país estão próximas de acontecer. Muitos já têm o caminho traçado e sabem bem qual a vocação. Para a estudante do terceiro ano do Colégio Sinergia, Luiza Rodrigues, a decisão sobre a futura profissão ocorreu há tempos, quando estava no 9º ano. “Meus pais e outros familiares são da área do Direito, mas a escolha partiu de mim, porque é minha vocação. Vou fazer provas no final do ano e o estudo será intensificado nesse semestre, com planejamento semanal de matérias e dedicação até no período noturno”, observa.

O leque de profissões é enorme e a definição pode depender de alguns fatores. No Colégio Sinergia, o Programa de Orientação Vocacional inicia em agosto, com palestras de profissionais de diversas áreas, que vêm até a sala de aula para contar sobre a rotina, média salarial, oportunidades no mercado de trabalho, entre outras informações que podem ser determinantes para o estudante. Além disso, os alunos terão aulas extras de matemática, produção de texto e química, no período noturno.

Para a professora de Matemática do Colégio Sinergia, Nívea Schappo, neste semestre os alunos mais dedicados a passar no Enem e vestibulares estão muito focados. “Os professores mudam a postura diante deles e eles mudam também. A cobrança passa a ser maior porque o tempo começa a ficar escasso e agora é hora de aproveitar cada dia para revisar conteúdos”, diz. A apostila utilizada pelo terceirão nessa fase do ano é revisional, com matérias já vistas anteriormente e que precisam ser recordadas.

Para quem vai fazer medicina, o curso mais concorrido, o empenho é intenso. “Chego do colégio, almoço e volto a estudar, tentando conciliar curso online com conteúdo que aprendo em sala de aula. São três matérias diferentes por dia, com intervalo apenas para ir à academia. Tentarei medicina em universidade federal e farei Enem em novembro”, conta a aluna do terceiro ano, Agatha Gonzer.

Para a estudante Isadora Schweitzer, a profissão e a instituição que vai cursar ensino superior estão definidas. “Farei Direito na Faculdade Sinergia, em razão da nota máxima concedida pelo MEC ao curso. Neste semestre estou realizando provas simuladas para obter boa pontuação no Enem, com objetivo de conseguir acesso à bolsa de estudo”, explica. Para quem ainda está em dúvida sobre o futuro profissional, vale a pena seguir algumas dicas como refletir sobre sua personalidade, aptidões e habilidades, realizar testes vocacionais – muitos são disponibilizados gratuitamente pela internet – pesquisar sobre profissões e conversar com pessoas já formadas na área e listar prós e contras, passos que poderão esclarecer muitas coisas.

Quer conhecer os cursos superiores da Faculdade Sinergia e decidir sua escolha?

Assessoria de Comunicação

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Última modificação: 31/07/2019

WordPress Image Lightbox Plugin