Faculdade Sinergia recebe equipe de avaliadores do MEC para processo de renovação do recredenciamento

14281554_1610915499206855_1958231110_n
Atletas Sinergia conquistam títulos no Estadual de Karatê
6 de setembro de 2016
cesta
Supermercados de Navegantes apresentam aumento do valor da cesta básica em agosto
13 de setembro de 2016

mec5

mec1

A partir desta segunda-feira, 12, três avaliadores do Ministério da Educação estarão no Sinergia para o processo de  renovação do recredenciamento da Faculdade. Pela manhã, o professor João Matos, presidente da Mantenedora, reuniu a equipe administrativa e de coordenação de cursos para a apresentação inicial sobre a instituição, que completará 15 anos em novembro.

Neste período, a Faculdade foi credenciada pela Portaria 223, de 25 de janeiro de 2002, e recredenciada pela Portaria 1424, de 10 de outubro de 2011. Conforme o presidente, a instituição detém a nota 3 (escala de 1 a 5), correspondente ao conceito bom, conforme as exigências do MEC. “Evoluímos muito nos últimos anos, com investimento em tecnologia e novas salas e estamos confiantes em uma avaliação ainda melhor, que corresponda ao conceito ótimo”, observa.

No processo atual, os avaliadores analisarão documentações dos cursos, farão reuniões com a Comissão Própria de Avaliação, professores e acadêmicos. No primeiro dia, a equipe será responsável ainda por avaliar as instalações físicas (salas de aula, laboratórios, ambientes para atendimento ao público e coordenações). As área de convivência, banheiros, reprografia, acesso à internet, estacionamento e segurança são outros aspectos que deverão constar na avaliação final para a renovação do recredenciamento.

Na terça-feira e quarta-feira (13 e 14), os avaliadores ficarão concentrados em trabalhos internos e na finalização do preenchimento do formulário eletrônico e revisão das informações coletadas. Na quarta-feira, às 16h, haverá a reunião final com dirigentes da instituição.

Os avaliadores

O Ministério da Educação designou três profissionais para o processo de renovação do reconhecimento da Faculdade Sinergia. Fernanda Pacheco Lassance é coordenadora da comissão, possui graduação e mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina, doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo e atualmente é professora da Universidade Estadual de Londrina. Elma Mathias Dessunti é graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina, mestre em Saúde Coletiva pela mesma universidade e doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora-adjunta da Universidade Estadual de Londrina. José Flávio Pereira é graduado em História pela UNESP, mestre em História pela Unicamp, doutor em História Social pela USP e pós-doutor em História pela USP. Leciona na Universidade de Maringá de 1986.

Na explanação, o professor João Matos, destacou o potencial da região e as transformações ocorridas na última década, fase em que Navegantes dobrou o número de habitantes e estabeleceu a vocação para área logística, com a implantação da Portonave, e fortaleceu os setores de construção naval e pesca com a vinda de estaleiros de capital internacional e novas indústrias. “O Sinergia acompanhou esse desenvolvimento, com formação de mão de obra mais capacitada e conquistou títulos importantes já concedidos pelo Ministério da Educação, como por exemplo a nota máxima no processo de renovação do reconhecimento do curso de Direito, obtida por apenas oito instituições do Brasil”, destacou.

Com 75% dos professores mestres e doutores, a Faculdade Sinergia oferece seis cursos: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Direito, Engenharia de Produção, Pedagogia e Tecnologia em Logística. Na semana passada, instalou 33 computadores modernos no laboratório de informática, com programas instalados específicos para a atender o novo curso que será lançado em breve: Engenharia Civil. Outra novidade para 2017 será o curso de Educação Física, que aguarda autorização do MEC para abertura de turmas.