FABLAB Sinergia produz máscaras para hospitais atuarem no atendimento de pacientes com COVID- 19

O Sinergia Sistema de Ensino, de Navegantes, entregou, nesta terça-feira (7), a primeira remessa de máscaras produzidas no FABLAB – Laboratório de Fabricação Digital – e que serão utilizadas pela equipe médica do Hospital de Navegantes. Ao todo, a instituição fabricará 360 máscaras Face Shield, sendo 100 para Navegantes, 200 para o Hospital Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí, e 60 para o Hospital Cirúrgico de Camboriú.

A entrega foi feita pelo vice-diretor do Sinergia, Joãozinho Matos, ao diretor Administrativo do Hospital de Navegantes, Marcus Vinicius Armond, e à enfermeira-chefe, Liliane Zorzo, na presença da equipe do FABLAB, a coordenadora Lídia Medeiros, o arquiteto Victor Darolt Poffo e a designer Michelly Matos.

20200407_095937 IMG-20200407-WA0061

As máscaras são produzidas no FABLAB a partir de um projeto digital e impressas em equipamentos 3D e máquina de corte a laser. Os materiais são feitos de filamento PLA e policarbonato cristal, adquiridos pelo Sinergia com base nas normas sanitárias. “Antes de produzirmos em série, um modelo foi enviado aos diretores dos hospitais para aprovação”, disse o arquiteto. A coordenadora do FABLAB aposta na durabilidade das máscaras. “Os materiais são excelentes e as máscaras podem ser reaproveitadas pelas equipes médicas após esterilização”, observou. O modelo Face Shield protege o rosto por completo.

“Os hospitais estão encontrando muita dificuldade para comprar insumos. Esse tipo de máscara não havia em nosso hospital. A equipe que atua na linha de frente do atendimento de pacientes com COVID-19 está muito agradecida ao Sinergia e se sentirá mais segura para trabalhar”, ponderou a enfermeira-chefe. Segundo o diretor do hospital, nos próximos dias a instituição reforçará a estrutura para casos de coronavírus, como leitos semi-intensivo e de isolamento. As máscaras serão usadas nestes locais.

Para o vice-diretor do Sinergia, o FABLAB, inaugurado em março, mostra seu objetivo comunitário. O laboratório funciona anexo ao Colégio e Faculdade e, inicialmente, tinha como proposta dar suporte aos projetos educacionais da instituição. “Desde a fundação do Sinergia, há 18 anos, demonstramos nosso compromisso social com a região. Porém, jamais imaginaríamos passar por uma situação em que nos exigisse tanto esforço, como é o caso do coronavírus. É gratificante que possamos ser tão úteis neste momento por meio do FABLAB. Se cada um fizer uma pequena parte, venceremos esse desafio”, declarou.

O restante das máscaras será entregue pelo Sinergia aos demais hospitais no decorrer dos próximos dias.

 

 

Colégio

Faculdade

Conversar pelo WhatsApp

Olá! Precisa conversar pelo WhatsApp?

Selecione abaixo o setor desejado.

Secretaria

+5547992584920

Coordenação Colégio

+5547984479181

Financeiro

+5547991028279

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Mais sobre nossos cookies: clique aqui.