MEC divulga edital do ENEM 2017 e define novo valor de inscrição

O Ministério da Educação publicou, nesta segunda-feira (10), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que neste ano será aplicado em dois domingos: cinco e 12 de novembro. As inscrições serão entre os dias oito e 19 de maio pelo site oficial e expectativa é que 7,5 milhões de pessoas participem das provas.

A taxa de inscrição é de R$ 82 e estão isentos estudantes escolas públicas concluintes do ensino médio em 2017, candidatos com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e aqueles que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral de escola privada. O MEC incluiu neste ano na lista de isentos os candidatos que tiverem cadastro no CadÚnico (programas sociais do governo federal), bastando apresentar o número de identificação social (NIS) no ato da inscrição.

Nos dois dias de provas os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. A redação será cobrada no primeiro dia, juntamente com o conteúdo de linguagens e ciências humanas. Os candidatos terão 5h30 de prova. Uma semana depois será aplicada a prova de matemática e ciências da natureza, com 4h30 de duração.