Projeto realizado no Colégio Sinergia foi apresentado no CONSUS

O trabalho “Percepção Sobre a Separação dos Resíduos Domiciliares”, realizado pela professora Aline Gondo Urbano, com os alunos dos sétimos anos do Colégio Sinergia, foi apresentado pela professora Tamily Roedel, no Congresso de Sustentabilidade – PetroPública (CONSUS).

O evento foi promovido pelo Laboratório de Inovação Social e Sustentabilidade (LISS), com o objetivo de incentivar o ecossistema de inovação, ações e projetos coletivos na busca de soluções criativas para problemas sociais.

Esta pesquisa traz como tema a percepção e informação dos alunos sobre a separação dos resíduos domiciliares. Isso porque, eles são um dos grandes problemas ambientais na atualidade. O descarte inadequado causa a contaminação do solo, do lençol freático, de rios, além da poluição do ar. Segundo a professora Aline, despertar o interesse dos alunos para a separação dos resíduos é de extrema importância para a conscientização e reflexão dos efeitos nocivos que o mesmo vem provocando no mundo.

Os resultados mostraram que 77% dos alunos sabiam que o caminhão de coleta de resíduos passa em dias alternados, três vezes na semana. Os produtos industrializados são os mais consumidos pelos alunos.  45% responderam que usam produtos plásticos, 37% papéis, e 18% os orgânicos. 95% dos alunos sabiam o que era a coleta seletiva de resíduos, apesar de esta não existir no município.