Semana Lixo Zero Sinergia foi um sucesso e será inserida no calendário de eventos da Instituição

A “I Semana Lixo Zero Sinergia” apresentou resultados satisfatórios. Mais importante do que a quantidade de material coletado, foi a conscientização criada entre alunos, professores e funcionários da Instituição. Despertar a consciência ecológica desde a educação infantil para garantir um futuro ambiental mais promissor ao planeta é uma ação necessária. Diversas atividades foram desenvolvidas em todos os níveis de ensino. O Colégio inteiro foi envolvido nesta ação que faz parte de um amplo programa ambiental que está sendo implantado, o Sineco.

 

Foram coletados cerca de 200 quilos de resíduos eletrônicos e 50 litros de óleo de cozinha usado. Ao final da Campanha, todo material foi descartado corretamente. Uma cooperativa que desmembra os componentes do lixo eletrônico, e o destina a empresas para reaproveitamento, coletou o material arrecadado no Sinergia. O mesmo foi feito com o óleo de cozinha usado, que será reaproveitado na cadeia de produção, para o biodiesel.

unnamed (3)

 

Os resíduos eletrônicos podem contaminar o solo e a água com metais pesados, como mercúrio, chumbo e cádmio, além de causar danos à saúde pública. O óleo de cozinha usado se descartado incorretamente pode provocar o entupimento de encanamentos de residências e prédios, obstrução no fluxo de esgoto nos encanamentos, e se chegar aos rios, pode diminuir a quantidade de oxigênio dissolvida na água, provocando inclusive a morte de organismos aquáticos. Quando se destina este resíduo, ele pode entrar na cadeia produtiva novamente, sendo usado para a produção de sabão, de tinta e de Biodiesel.

 

O inciso VII, do Art. 6º da Lei nº 12305/2010, que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos, garante que a responsabilidade pela geração, coleta e descarte final seja compartilhada, isto significa, que devem ser feito um conjunto de ações entre fabricantes, comerciantes e consumidores para minimizar a quantidade de resíduos gerados, bem como diminuir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental.

unnamed (4)

 

As organizadoras da “I Semana Lixo Zero Sinergia”. Camila Matos e Tamily Roedel, que também são as responsáveis pelo Sineco, garantem que esta atividade será inserida no calendário de eventos da Instituição devido à sua importância e ao resultado positivo alcançado.

 

 

Assessoria de Comunicação e Marketing

Colégio

Faculdade

Conversar pelo WhatsApp

Olá! Precisa conversar pelo WhatsApp?

Selecione abaixo o setor desejado.

Secretaria

+5547992584920

Coordenação Colégio

+5547984479181

Financeiro

+5547991028279

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Mais sobre nossos cookies: clique aqui.