fbpx

SinEco (Sinergia Ecológico) – A importância das florestas

sinergia_096
Colação de Grau – Curso de Direito
9 de setembro de 2020
LIVRO_3
Dica de leitura
10 de setembro de 2020

SinEco (Sinergia Ecológico) – A importância das florestas

sinergia_097

Uma floresta é uma grande área de terra com árvores ou outra vegetação. Para a FAO, é um terreno com no mínimo 0,5 hectare com árvores maiores do que 5 m de altura na maturidade. Ela tem o seu valor intrínseco, pois, abriga uma variedade de espécies da flora, é o habitat da fauna, e concentra 75% da água doce do planeta, segundo a ONU.

As florestas podem ter valores diretos e indiretos. Os valores diretos são a madeira, usada para fabricação do papel, para fazer móveis e instrumentos musicais; os produtos florestais não madeireiros, como látex, óleo de dendê, cocos, baunilha, castanhas, temperos, e plantas ornamentais; a recreação e turismo. Delas são extraídos princípios ativos que são usados na produção de medicamentos, além de serem coletadas também as plantas medicinais. As florestas são usadas para atividades de educação ambiental, para pesquisa e são fontes de recursos genéticos.

Os valores indiretos são: proteção da bacia hidrográfica, onde estas diminuem os impactos da erosão do solo, armazenam água, protegem as matas ciliares; atuam na reciclagem de nutrientes; reduzem a poluição do ar, através da absorção de CO 2 (dióxido de carbono ou gás carbônico); têm funções climáticas; fixam carbono; garantem os processos biológicos; e melhoram a qualidade de vida das pessoas.

As florestas têm sido ameaçadas de diferentes formas, especialmente pela urbanização, a expansão de áreas agrícolas, a pecuária, o desmatamento e as queimadas.

Nós podemos ajudar as florestas através da redução do consumo de papel; compra de produtos de madeira legalizada, cuja extração foi autorizada pelos órgãos ambientais e que possuem o Documento de Origem Florestal (DOF) ou madeira certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Sustentável); encaminhamento dos resíduos de papel para reciclagem; redução do consumo de carne; consumo de produtos de forma consciente; e compra produtos de sistemas agroflorestais.

 

Tamily Roedel

Camila Poleza Matos

Sinergia Ecológico – SinEco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Última modificação: 10/09/2020

WordPress Image Lightbox Plugin