SinEco: uma realidade transformadora do Sinergia

Nosso programa de responsabilidade socioambiental saiu do papel. Como Instituição de ensino é fundamental despertarmos em nossos alunos e funcionários a consciência ambiental. Por isso, criamos o SinEco , na intenção de contribuir com atitudes que gerem resultados futuros positivos no que diz respeito a preservação do meio ambiente, indo de encontro com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS – Agenda 2030). Um programa mundial das Nações Unidas que apresenta 17 objetivos para transformação do mundo.

O Sinergia já realizou a instalação de placas fotovoltaicas para captação de energia solar, e ações como aproveitamento da água da chuva, redução do uso do plástico, horta escolar e energia eólica começaram a ser planejadas.

Sendo um projeto inovador, decidimos envolver nossos alunos logo no início. Foi realizada uma atividade em sala de aula pela professora de artes, Mirela Mothé, para criação da logomarca do SinEco. Participaram os alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental II. Todas as obras foram avaliadas pela professora e logo depois aconteceu uma votação com os colaboradores da Instituição.

unnamed (1)

Três alunas foram as finalistas, Maria Júlia Oliveira (7º ano B), Isadora Rodrigues dos Passos (9º ano A) e Giovanna Barreto 6º ano C). As ideias serão usadas tanto para a logomarca oficial quanto em ações do projeto.  Hoje elas foram premiadas pelas idealizadoras do SinEco, Camila Poleza Matos e Tamily Roedel. Nas próximas ações que estão sendo planejadas, outras turmas terão a oportunidade de contribuir com o projeto.