Sinergia continua investindo em inovação tecnológica e já está em processo de construção do Fab Lab

Laboratório_Engenharia da Produção (42) 01
Engenharia de produção na Faculdade Sinergia é a melhor escolha
11 de julho de 2019
Os alunos receberão duas novas quadras para a prática de esportes
Sinergia prepara melhorias em segurança e infraestrutura
12 de julho de 2019

Foto de um dos Fab Labs do MIT. O laboratório possui padrões a serem seguidos.

Você já ouviu falar em Educação Maker e Fab Lab? Muito mais que conceitos ou expressões, são processos que já se tornaram realidade pelo mundo e que se vistos pela ótica da educação são inovadores, pois, visam incentivar as pessoas a pensarem “fora da caixa”, criarem seus próprios projetos e colocarem a “mão na massa” para tornar tudo realidade. Uma perspectiva alinhada ao conceito “faça você mesmo”. Isso faz com que competências como criatividade e autonomia sejam estimuladas e desenvolvidas desde cedo.

O Fab Lab surgiu em 2001 no Centro para Bits e Átomos do Media Lab no Instituto de Tecnologia de Massachusetts nos Estados Unidos. O próprio nome do Centro já revela o conceito do projeto, transformar bits (ideias) em átomos (coisas) e fazer isso com as próprias mãos utilizando um conjunto de ferramentas controladas por computadores. Vale destacar que o conceito de produção também tem um valor educacional associado, já que visa à concretização de ideias para construção de “coisas” que agreguem valor a sociedade e transformem o mundo em um lugar melhor. No Afeganistão, por exemplo, em um Fab Lab, foram criadas antenas de internet sem fio com material reciclado, o que proporcionou para uma comunidade inteira acesso à internet.

O Fab Lab é muito mais do que um empreendimento isolado de uma instituição. Todos os laboratórios do mundo precisam ser interligados para compartilhar conhecimento. Fazer parte da rede mundial de Fab Labs é uma das exigências para construí-lo. Assim como a obrigatoriedade de disponibilizar um dia da semana para que a comunidade possa utilizá-lo.

Mas agora você deve estar se perguntando o porquê de estarmos contextualizando estes temas. É que alinhado a educação 4.0, o Sinergia já começou o processo de construção de um Fab Lab dentro da Instituição. O projeto já saiu do papel, equipamentos já começaram a ser adquiridos, como a impressora 3D por exemplo e profissionais já estão sendo capacitados para trabalhar no laboratório. Esta semana a professora Lídia Medeiros, o monitor de laboratórios Victor Poffo e os empreendedores de educação Marcelo Amado e Anderson Macorin, que estão intermediando com a direção do Sinergia, a construção do Fab Lab estão em um curso de formação na cidade de Indaiatuba, São Paulo.

TLFY3930

LECD8716

Alunos do Colégio desde a educação infantil até o ensino médio e acadêmicos da Faculdade poderão utilizar o espaço para tornarem suas ideias realidade. Além disso, o Fab Lab gera um engajamento social que até então não era possível em outros laboratórios. Uma vez por semana, ele estará aberto à comunidade de forma gratuita. “Quando pensamos em projetos inovadores aqui em nossa Instituição, buscamos unir tecnologias de ponta com relação à educação ao estímulo de práticas que façam com que o nosso aluno desenvolva o interesse pelo social, que tenha empatia. Encontramos isso no Fab Lab e decidimos investir na construção deste laboratório inovador.”, destacou o Presidente, professor João Matos.

As instalações do Fab Lab no Sinergia ficarão prontas no final deste ano e em 2020 o laboratório já estará à disposição dos alunos e da comunidade. “Estar de acordo com as novas tecnologias é uma prática quase que obrigatória em uma instituição nos dias de hoje. Os avanços são muito rápidos e acompanha-los se faz necessário. Mas no caso do Fab Lab não estamos falando só em tecnologia mas em educar pessoas com autonomia para construírem aquilo que idealizarem.”, concluiu o vice-presidente, Joãozinho Matos.

Assessoria de Comunicação e Marketing