Sinergia Ecológico (SinEco) – Natal Sustentável

sinergia_154
O período de rematrículas do Colégio Sinergia está chegando ao fim
25 de novembro de 2020
sinergia_156
Vem para o Sinergia – Preços congelados para 2021
26 de novembro de 2020

Sinergia Ecológico (SinEco) – Natal Sustentável

sinergia_155

Como fazer o seu Natal mais sustentável? Bem, esta não é uma tarefa fácil, porque as pessoas consomem muitos produtos e compram vários objetos e presentes nesta época. Mas, o verdadeiro sentido do Natal não está associado ao consumismo.

O Instituto Akatu, uma ONG que trabalha com consumo consciente e estilos de vidas mais sustentáveis, afirma que “consumir com consciência não significa parar de consumir, mas consumir melhor, com qualidade e de forma sustentável”. Por isso, você deve fazer escolhas, saber o que quer comprar e se perguntar se o produto é realmente necessário.

Ao pensar nos presentes, você pode optar pelos criados por você, fazer amigos secretos entre seus familiares, escolher as empresas que tenham ações de responsabilidade socioambiental e dar preferência ao comércio local. As embalagens podem ser reutilizadas do seu último Natal. Se tiver que descartar os resíduos, faça a separação dos recicláveis para a coleta seletiva.

Em relação a decoração, você pode optar por enfeites feitos com materiais recicláveis, uso de pisca-piscas com lâmpadas de baixo consumo de energia e evitar deixá-lo ligado ao dormir. Na internet, você encontra várias árvores de Natal com o uso de resíduos recicláveis.

As ceias sustentáveis se baseiam na ideia de usar produtos orgânicos, que sejam de origem local ou proveniente de produtores da região. Durante a ceia, deve-se usar louças duráveis e evitar objetos descartáveis. Após a ceia, recomenda-se fazer o uso de detergentes biodegradáveis.

Pense verde! Repense suas atitudes e ações no dia-a-dia, e em como você pode melhorá-las para economizar recursos naturais e minimizar os seus impactos ao meio ambiente.

Tamily Roedel
Camila Poleza Matos