Sinergia Ecológico (SinEco) – Reciclagem

Reciclagem é o processo de transformação dos resíduos. Para que ocorra, é necessário que eles sejam encaminhados até as usinas de reciclagem.

Os resíduos eletroeletrônicos precisam passar primeiro por uma triagem manual, com a separação de seus componentes que terão destinos diferentes – metais, vidros e plásticos. A reciclagem ocorrerá em locais especializados em cada um destes materiais.

Pilhas e baterias, no processo de reciclagem, passam pela triagem, trituração (onde se remove a capa), processo químico (para a recuperação de sais e óxidos) e um processo térmico (para a separação do zinco).

A reciclagem do óleo de cozinha pode transformá-lo em sabão, através de uma reação química de saponificação; em biodiesel, por reações de esterificação; na fabricação de ração animal; e em resinas para tintas.

Já a reciclagem das tampinhas plásticas, pode ser feita de forma mecânica, onde os materiais são transformados em pequenos grânulos, que são usados na produção de embalagens, mangueiras, etc. Ou de forma química, onde o material é transformado em material petroquímico para a criação de novos produtos.

Os lacres das latinhas de alumínio são prensados e derretidos, sendo transformados em ligas, para a fabricação de novos produtos.

Está acontecendo a II Semana do Lixo Zero do Sinergia e estamos recebendo resíduos como pilhas e baterias, eletroeletrônicos, óleo de cozinha usado, tampinhas e lacres. Queremos dar a destinação e disposição final correta a estes resíduos.

Contamos com a sua participação!

Tamily Roedel
Camila Poleza Matos
Sinergia Ecológico – SinEco

Colégio

Faculdade

Conversar pelo WhatsApp

Olá! Precisa conversar pelo WhatsApp?

Selecione abaixo o setor desejado.

Secretaria

+5547992584920

Coordenação Colégio

+5547984479181

Financeiro

+5547991028279

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Mais sobre nossos cookies: clique aqui.