Sinergia Ecológico (SinEco) – Unidades de Conservação e Corredores Ecológicos

Uma Unidade de Conservação – UC é um espaço com seus recursos naturais, com limites definidos para conservação da biodiversidade. Os critérios e normas para a criação de uma UC, bem como a sua gestão estão estabelecidos na Lei nº 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC.

Segundo o SNUC, as UC protegem espécies ameaçadas de extinção, paisagens naturais, características relevantes da natureza, e recursos hídricos; contribuem para a restauração de ecossistemas naturais; promovem o desenvolvimento sustentável; possibilitam a promoção de ações de educação ambiental e turismo ecológico; entre outras.

A cidade de Navegantes possui uma UC, o Parque Natural de Navegantes, que criado pela Lei Complementar nº 117/2011, e está localizado no bairro Pedreiras. A UC tem uma área de 14,7126 hectares. Um dos seus objetivos é a proteção dos remanescentes dos ecossistemas florestais de Mata Atlântica.

Os corredores ecológicos são áreas com vegetação que conecta fragmentos florestais ou UC, para permitir o deslocamento da fauna, além da troca genética entre as espécies. Estas são áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade.

Conheça um pouco mais sobre as UC do seu estado no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação, disponível no site do Ministério do Meio Ambiente.

 

Tamily Roedel

Camila Poleza Matos

Sinergia Ecológico – SinEco

Colégio

Faculdade

Conversar pelo WhatsApp

Olá! Precisa conversar pelo WhatsApp?

Selecione abaixo o setor desejado.

Secretaria

+5547992584920

Coordenação Colégio

+5547984479181

Financeiro

+5547991028279

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Mais sobre nossos cookies: clique aqui.