Sinergia em casa: A Educação Física precisa de criatividade e cuidado

motivacao-estudar-casa
Colégio Sinergia lista dicas e regras para um bom desempenho nas aulas remotas
31 de março de 2020
Vice-diretor Joãozinho Matos formaliza a entrega da primeira remessa de máscaras para o Hospital de Navegantes
FABLAB Sinergia produz máscaras para hospitais atuarem no atendimento de pacientes com COVID- 19
7 de abril de 2020

Sinergia em casa: A Educação Física precisa de criatividade e cuidado

IMG-20200402-WA0056

Quem está de quarentena com crianças já sabe que atividade física, mesmo que em pequenos ambientes, é fundamental para gastar a energia e reduzir a ansiedade. Antes acostumados a brincar e correr com os amigos e aproveitar o amplo pátio do colégio, a Casa da Árvore, o Parque Infantil, a quadra de esportes e o ginásio, agora é hora dos alunos se adaptarem a uma nova realidade. Estar em casa não quer dizer ficar parado. E o ser humano precisa movimentar o corpo e estimular a mente para estar saudável.

Em tempos de aulas em casa, como fica a Educação Física? Conversamos com o professor do Colégio Sinergia, André da Luz, para entender como são os exercícios e de que maneira os alunos são orientados para evitar incidentes ou lesões. A criatividade é peça-chave. As atividades devem ser diversificadas para desenvolver a parte física e emocional, além de acessíveis e de fácil entendimento e realização. Se na escola, o professor está de olho no aluno, em casa a família precisa auxiliar a criança a usar roupas e calçados apropriados, hidratar o corpo com bastante água, variar os exercícios, respeitar o tempo de descanso, encontrar o local adequado para a prática da atividade e acompanhar as aulas ministradas pelos professores por meio do sistema Unimestre. Algumas são realizadas de maneira interdisciplinar.

IMG-20200402-WA0017 IMG-20200402-WA0018 IMG-20200402-WA0009 IMG-20200402-WA0022 IMG-20200402-WA0015

Muitas atividades buscam o resgate cultural, com construção de brinquedos, e estimulam a interação entre a família. Os exercícios procuram ocupar o aluno de maneira prazerosa e podem ser feitos além do horário da disciplina, justamente para que a criança se movimente.

Se estamos em casa para evitar a disseminação do coronavírus, a atividade física é fundamental para reforçar o sistema imunológico. Então, reúna a família e coloque todo mundo para se exercitar. No Youtube, os professores têm o canal Educação Física Sinergia, onde são postados vídeos das aulas.