fbpx

Sinergia entrega nova remessa de máscaras para profissionais de saúde produzidas no FABLAB

1280x962-20200213125255-imagem_interna
UNIEDU: Acadêmicos pré-selecionados deverão apresentar documentos comprobatórios
22 de abril de 2020
IMG-20200428-WA0023
Entrega de apostilas: regras e procedimentos
28 de abril de 2020

Sinergia entrega nova remessa de máscaras para profissionais de saúde produzidas no FABLAB

Hospital Marieta conta com 150 profissionais na linha de frente do coronavírus

Hospital Marieta conta com 150 profissionais na linha de frente do coronavírus

Hospitais da região receberam, nesta quinta-feira (23), máscaras produzidas pelo FABLAB Sinergia – Laboratório de Fabricação Digital. Nessa segunda etapa de produção, foram destinadas 100 máscaras Face Shield (que cobrem todo o rosto) para o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen e mais 50 para o Hospital Infantil Pequeno Anjo, ambos de Itajaí. Os equipamentos de proteção individual são fabricados em impressoras 3D, com materiais aprovados por órgãos de saúde e previamente testados pelas direções dos hospitais.

IMG-20200423-WA0059IMG-20200423-WA0058

A entrega foi feita pelo diretor geral do Sinergia, professor João Matos, pelo vice-diretor Joãozinho Matos e pela coordenadora do FABLAB, Lídia Medeiros, aos representantes do Hospital Pequeno Anjo, a enfermeira-chefe Graziele Stumm, e o coordenador de Hotelaria Hospitalar, Carlos Torazzi, e do Hospital Marieta, a enfermeira-chefe Tatiana Treis de Luca e a irmã Gabriela Triervailler.

“A palavra hoje é escassez. Os hospitais encontram dificuldades de efetuar compras de insumos, justamente pela falta de estoque nos fabricantes. Essas máscaras vêm em boa hora, em que precisamos nos resguardar para trabalhar na linha de frente do combate ao coronavírus”, observa a enfermeira-chefe do Hospital Marieta. A instituição conta com 800 profissionais, sendo 150 destinados ao setor de atendimento ao coronavírus.

Para a enfermeira do Hospital Infantil, todo cuidado é necessário para evitar a disseminação do vírus entre profissionais da saúde. “Nosso hospital trata apenas crianças e é pequena a parcela de contaminados nessa faixa etária em todo o mundo. Mesmo assim, muitos médicos e enfermeiros atuam em mais de uma instituição e podem fazer o vírus circular. Esse auxílio que o Sinergia nos oferece é fundamental para nossa saúde”, diz.

O FABLAB Sinergia foi inaugurado em março deste ano com objetivo de dar suporte a projetos educacionais do colégio e da faculdade. Com a pandemia e a suspensão das aulas, surgiu a ideia de aproveitar o ambiente para fabricar as máscaras. “As impressoras 3D colocam em prática projetos digitais e essa é uma oportunidade de darmos nossa contribuição com a comunidade médica. É uma pequena parcela de auxílio, mas que somada a outros tantos esforços que observamos na sociedade, nos torna capazes de atravessar esse momento de grande dificuldade”, pondera o diretor geral do Sinergia.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Última modificação: 23/04/2020

WordPress Image Lightbox Plugin