SUPERVISOR ESCOLAR - UM LÍDER EMPREENDEDOR NA CIRCUNJACÊNCIA ESCOLAR

BENTO, Sandra Regina Pinto; MACARINI, Adriana Rodrigues Luz; FRAINER, Viviane

Resumo

Este artigo surgiu com a intenção de mostrar a visão de empreendedorismo no contexto educacional e, desta forma, como o supervisor escolar pode ser um empreendedor e, consequentemente, inovador na circunjacência escolar. Como objetivo foi proposto: analisar os processos que norteiam as características de um líder empreendedor quando incorporado ao perfil do supervisor escolar. Para contribuir no alcance do objetivo elencado, levantou-se a seguinte questão: é possível ser um supervisor escolar e simultaneamente ser um empreendedor na circunjacência escolar e, ainda, de que forma o Supervisor Escolar e suas ações empreendedoras podem contribuir com a formação docente, com a ação pedagógica e, consequentemente, com os alunos? Pretende-se, portanto, defender a ação empreendedora do supervisor escolar. Para tanto, buscou-se, através de pesquisa, de natureza bibliográfica, fundamentada nos autores Careli et al. (2013); David (2004); Dolabela (1999, 2003); Lagar, Santana e Dutra (2013); Rangel (2001, 2010), demonstrar como o empreendedorismo é importante no ambiente escolar, pois, ao contrário do que indica o senso comum, está diretamente ligado a todas as áreas sociais e às nossas vidas. Assim, constata-se que o supervisor tem grande importância na circunjacência escolar, e suas ações de pensar e agir de forma empreendedora contribuem para mudanças significativas nesse espaço.

Supervisor. Empreendedor. Circunjacência Escolar.

Texto completo

Apontamentos

Não há apontamentos

Direitos Autorais - 2018

Sandra Regina Pinto Bento; Adriana Rodrigues Luz Macarini; Viviane Frainer.

Sinergia Sistema de Ensino - Faculdade Sinergia

Av. Prefeito Cirino Adolfo Cabral, 199, Bairro São Pedro, Navegantes-SC.
CEP 88370-053.
E-mail: revistaonline@sinergia.edu.br